O BUCHA E O ESTICA





Um alto responsável do PSD deste pequeno Haiti dos Duvalier à beira do Guadiana arma-se em Tonton Macoute e ameaça um senhor de 80 anos, com uma longa carreira contributiva e um passado exemplar (não como outros que se reformam ou são reformados ainda jovens). Perante a indignação este senhor de quem alguém disse que um energúmeno será sempre um energúmeno, reagiu com gozo dizendo que a nossa terra está a ficar muito sensível.

Tem razão, ao fim de mais de 13 anos de sacanice e de velhacaria de gente sem vergonha que ainda tem o desplante de se dizer social-democratas o povo está farto, está a ficar tão sensível que já se sente no ar a mudança. Podem reprimir, vingar-se, perseguir, mas a verdade é que este regime está podre que tresanda a defunto, está em avançado estado de decomposição porque se esqueceram do enterrar.

Acabou o medo mas eles são tão estúpidos que ainda não perceberam que a admoestação, a perseguição através das redes sociais, a vingança nos empregos, as ameaças veladas já não resulta. Quanto mais ameaçam, quantas mais mensagens enviarem pelo Facebbok, quanto mais funcionários enfiarem a trabalhar em contentores maior será a reação depois da derrota, veremos durante quantos meses estaremos sem os ver sair à rua.

Estamos perante um padrão de comportamento e por mais que percebam que estão perdidos e que a repressão só os empurra cada vez mais depressa para o abismo são incapazes de mudar. Ao fim de mais de uma década de poder absoluto, de medo, de opositores comprados já assimilaram comportamentos de que não se conseguem livrar.

O mais grave é que até o cão e o gato, gente inferior que anda há anos na babuja do esgoto da autarquia engordando e enriquecendo imitam os tiques dos senhores do regime, bajulam os senhores e acham que sobem na escala social imitando-os. Agora já não são apenas os senhores do regime a perseguir vila-realenses nas redes sociais, há também gente peque nina que em casa têm daqueles espelhos das feiras onde se vêm grandes e mandam mensagens a quem os critica nas redes sociais.

Um dia destes vamos colocar um contador neste blogue para contar os dias que faltam para nos livrarmos destes velhacos.