FINALMENTE LAVARAM A R. TEÓFILO BRAGA




Parece que o ritmo de lavagem da Rua Teófilo Braga é quinzenal e há dois dias atrás finalmente se deram ao trabalho de lavar uma rua que já metia nojo, ao desmazelo que transformou o chão numa manta de retalhos de mosaicos dos mais variados padrões, junta-se a imagem da sujidade e falta de higiene.

Não é novidade, é já um padrão por parte da autarquia que não assegura um mínimo de limpeza e de alguns comerciantes que não se importam de a transformar num chiqueiro. É lamentável que numa terra que era famosa pela limpeza e que depende do turismo ainda hajam comerciantes que não limpam o que sujam e uma autarquia que parece apostar em destruir a imagem que a terra tinha, isso se já não a destruiu. ATÉ parece que VRSA foi invadida pelos bárbaros.

No passado a R. Teófilo Braga era aspirada todos os dias de manhã cedo, era lavada e as pastilhas elásticas arrancadas. Era o ex-libris da vila, uma das ruas mais bonitas do Algarve. Hoje é uma sombra do que foi e para isso têm contribuído os autarcas incompetentes e os comerciantes garganeiros. Basta ir de manhã cedo a uma rua de esplanadas, como a RUA Augusta em Lisboa, parta vermos os comerciantes a lavar o chão na zona das esplanadas.

Nenhum comerciante gosta de exibir sujidade na zona envolvente das esplanadas, isso passa uma imagem de padrão de higiene que não atingem apenas a rua. Aliás, não é preciso ir muito longe para se perceber a importância da higiene. Recomendamos aos comerciantes de fast-food que exploram o negócio na R. Teófilo Braga que visitem o McDonald’s, nas Hortas, entre as 8 e as 9 horas.

Seria uma visita muito pedagógica, todo o cão, quer da esplanada, quer da zona envolvente fica impecavelmente limpo, depois de lavado com águia à pressão. Esplanada, estacionamento, passeio e até a ciclovia ficam impecavelmente limpos. É óbvio que não seria necessário, mas quem vende comida e quer passar uma imagem de higiene é assim que deve fazer. 

Enfim, talvez devessem levar também a presidente da autarquia a ver o McDonald’s, antes da hora da abertura, também poderia aprender alguma coisa em matéria de limpeza e higiene públicas.