O QUE FIZERAM AOS JOVENS




Enquanto o cantor das botinhas brancas anima os turistas com as suas cantilenas espanholadas ou enquanto a agora é São se apresenta os jornais como amiga de infância do Mário Centeno e filha do gerente do pari do ministro que era só sub-gerente, apetece-me fazer uma pergunta a essa gente: o que fizeram pelos jovens de Vila Real de Santo António?

Muitos pensarão de imediato que a resposta é “nada!, mas infelizmente, dizer que nada fizeram pelos jovens do concelho já seria um grande elogio pois ao lado do que lhes fizeram isso já seria uma grande benfeitoria.

Não lhe bastou gastar todo o dinheiro que puderam arrebanhar, usaram o recurso ao crédito até a último tostão, e quando acabou o crédito entraram numa lógica de encobrimento de parte da dívida com uma série de truques que agora o FAM faz de conta que não percebe. Mas foram ainda mais longe, quando já estavam insolventes recorreram à ajuda financeira do Estado, mas em vez de reequilibrarem as contas usaram estas ajudas para gastarem ainda mais.

Mas não gastaram em desenvolvimento económico e social, gastaram nas suas clientelas, a enriquecer alguns empresários oportunistas e lambe-botas, com festarolas e manifestações de qualidade duvidosa. O cantor das botinhas brancas e a sua cara metade na política, a agora é São, não deixam nada ao concelho a não ser dívidas e mais dívidas. Nada fizeram pelos jovens e deixam uma situação financeira que no pressuposto de que nas próximas eleições nos livramos da filoxera, tardará mais de uma década a recuperar o concelho

Esperemos que nas próximas eleições os jovens tomem em mãos os seus destinos não deixando ir por cantarolices, envelopes de mentiras ou outros truques, ajudando o concelho a livrar-se de oportunistas, fascistas e outras pragas que o atingem.