HIPOCRISIA



A SGU não foi à falência porque o concelho faliu, o que na verdade sucedeu foi o contrário, o concelho faliu por causa dos excessos e um dos maiores excessos cometidos foi a SGU. Não vale a pena a atual autarca sugerir que nada teve que ver com a desgraça a que conduziram o concelho porque durante anos gastou à tripa forra graças à irresponsabilidade da equipa a que pertenceu desde a primeira hora. Não vale a pena dizer que apenas tinha a responsabilidades por alguns pelouros porque nesses mesmos pelouros gastou-se como se não houvesse amanhã.

Agora parece que nada teve que ver com o caso, a culpa é todo de um tal Luís Gomes que anda por aí cantando calçado com botinhas brancas. Se assim é porque faz tudo para impedir que as contas da autarquia e da SGU sejam auditadas? Dantes gastaram dinheiro de forma irresponsável até a autarquia ficar falida por várias décadas. Agora opõem-se a qualquer auditoria com o mais hipócrita dos argumentos, porque a câmara está falida e não há dinheiro!

Primeiro opuseram-se a uma auditoria à autarquia, argumentavam que as contas estavam certinhas, que estavam devidamente auditadas pró várias instituições e certificadas por um revisor oficial de contas. Depois foi o que se viu, afinal só em finais de 2018 se conseguiu apurar a dívida e mesmo assim percebe-se pelo relatório do FAM que ainda surgiram muitas contas caladas.

Agora opõem-se a uma auditoria às contas da SGU quando se sabe que estavam aldrabadas para inventar lucros onde estavam prejuízos. Agora o argumento contra qualquer auditoria é a falta de dinheiro, isto é, queimaram o dinheiro até ao último tostão para que agora não se possa saber como o gastaram por não haver dinheiro para pagar uma auditoria?

Esperemos que não ocorra nenhum incêndio, que os discos rígidos dos computadores da autarquia não fiquem danificados, porque se a autarca consegue impedir que seja feita uma auditoria ao que ela e o Luís andaram a fazer, nada poderá fazer quando perder as eleições e nessa ocasião ainda haverá muita matéria para analisar e se for caso disso mandar para conhecimento das entidades competentes.

Até lá teremos de aturar uma maioria que apenas está na autarquia para impedir  a qualquer custo que se saiba toda a verdade, para que mesmo de forma ilegal se impeça tudo e todos de acederem aos processos, como sucede os sucessivos pedidos apresentados pela oposição quer nas reuniões da Câmara, quer na Assembleia Municipal.

Começa a ser óbvio que os responsáveis pela autarquia querem impedir a qualquer custo que se saiba toda a verdade. Eles lá saberão porquê….