ELA NÃO SABIA DE NADA?



A presidente da autarquia começou por afirmar a sua lealdade com o antecessor e uma das declarações que fez terá sido para desiludir os que esperavam que a estratégia fosse queimar o Luís Gomes. Compreende-se, todos sabiam que o mandato que tinha recebido do antecessor era segurar a autarquia até às próximas eleições.

Ou porque mudou de opinião ou porque foi confrontada com eventuais responsabilidades pelo que foi feito, a autarca tem vindo a mudar de posição, em privado e nas comunicações com entidades externas já “queimava” o Luís Gomes, como pudemos comprovar nalguns e-mails enviados. Mais tarde foi o mano a atacar frontalmente o antecessor, acusando-o de lhes ter deixado uma “herança envenenada”.

Aos poucos a presidente da autarquia tem vindo a assumir claramente uma estratégia de responsabilização de Luís Gomes pelo desastre do concelho e até boys que mataram a fome porque o anterior presidente os meteu na SGU já foram à Assembleia Municipal dar facadas nas costas daquele que lhes deu de comer, manifestando o apoio incondicional aquela que agora os alimenta.

Esta estratégia de culpabilização de Luís Gomes, algo que pode ir bem mais longe do que meros discursos, já que não faltam matérias que poderão conduzir a processos na justiça, implica que a Conceição Cabrita se ilibe de responsabilidades no passado. Assim, ao mesmo tempo que enterra aquele que a promoveu e tanto ajudou a família nos tempos difíceis que atravessou.

Quem ouve a São Carbrita falar das suas responsabilidades no passado fica com a impressão de que ela não era vereadora nem vice presidente nos mandatos do Luís Gomes, sabia menos do que se passava na CM do que a secretária do presidente da Junta de Freguesia . Sejamos honestos, isto é ridículo, se muita gente de VRSA sabia do que se estava passando a vice-presidente não pode vir agora dizer-se inocente.

Ela estava na autarquia quando se gastou à tripa forra, ela estava na autarquia quando se recorreu ao PAEL, ela estava na autarquia quando se assinou o contrato com o FAM, ela estava na autarquia quando se gastou à tripa forra para a ajudar a ganhar as eleições, numa boa parte do último mandato de Luís Gomes era ela a cara da gestão da CM. 

Ela é tão responsável como Luís Gomes, o problema é que com o sucesso da Geringonça o Passos Coelho não voltou e sem apoio no governo não tiveram forma de tirar um “coelho” da cartola e esconder os buracos do passado, talvez vendendo o terrenos do parque de campismo ou mesmo uns hectares da mata, como tentaram fazer com a marginal de Monte Gordo. Sem padrinhos os buracos ficaram à vista e a São Cabrita ficou só com as suas próprias responsabilidades. Teve mais olhos do que barriga e agora arrisca-se a sofrer as consequências.