11 COMPROMISSOS, 11 MENTIRAS E 1 LANZUDO




Desde 2015, com o recurso ao PAEL, que todos os responsáveis políticos e administrativos da autarquia sabem que o Município de Vila Real de Santo António está tecnicamente falido e só não enfrentou uma situação de insolvência porque foi ajudado pelo Estado. Mas o Luís Gomes era um mago e graças a truques contabilísticos continuou a inventar dinheiro para esbanjar.

Quando a sua sucessora se candidatou à presidência da CM sabia muito bem do estado em que a autarquia estava, depois de recorrerem ao PAEL já tinham recorrido ao FAM e a orgia financeira continuou ainda com o agora cantor que usa botinhas brancas, e já com a “agora é São”. EM ano eleitoral comportaram-se como no tempo que havia dinheiro para cartões para os agentes da secreta cubano, como o coronel da Fundação José Marti que, entretanto, matou e esposa, suicidando-se a seguir, aqui ao lado em Aiamonte.

Apesar disso não resistiu a inventar mais obras, no meio das mentiras a que chamou 11 compromissos, mas que na realidade não passam de 11 mentiras. Ali mistura obra que sabia que não ia realizar, obra alheia, falsos compromissos e até um compromisso que era mais com a ESSE do que com os cidadãos que a elegeram. Na verdade o único compromisso que cumpriu foi o que terá assumido com a ESSE, que graças a uma alteração vergonhosa do regulamento do estacionamento, vai poder ordenhar os vila-realenses a ordenhar até ao último tostão.

Agora que com a sua incompetência e tendência para a mentira está a prejudicar a nossa terra ainda e cada vez mais, vale a pena fazer o balanço de dois anos do mandato autárquico mais miserável do nosso país. O que fez a São? A resposta é uma única, nada. Talvez a empresa das águas, alguns comerciantes, a ESSE, os Tiagos, os teólogos e os Faustinos se sintam na obrigação de lhe agradecer, mas a nossa terra está agora muito pior do que estava em 2017 ou mesmo em 2005.

O curioso é que para além da vitimização agora até exigem que lhe lhes façamos propostas. O lanzudo mais pesado da terra até exige que nos calemos. Aqui fica um desafio ao lanzudo, peque nos compromissos da São e na próxima reunião da Assembleia Municipal proponha os 10 que ficaram por realizar, desde as residências de estudantes aos hotéis da Muralha e do parque desportivo. Para o caso de já não ter, deixamos aqui o documento da campanha, aquilo a que poderíamos chamar de uma bela peça de “marque tingue”.