SUGESTÃO AO MENDES




Convenhamos que o programa Bocas no Trombone, da rádio do Luís Gomes, está muito fraco, aquilo com o Pires com o Leal não vai longe, ainda não se percebeu muito bem quem é oposição a quem. O Leal tem o estilo do PCP e o Pires é uma fraca personagem, ainda que se perceba que está ali para ir aquecendo o lugar para o cantor das botinhas brancas, é óbvio que o homem não favorece nada nem o programa nem quem o representa.

Como é sabido o Luís Gomes não poder deixar de usar as suas botinhas brancas em palco enquanto o processo que corre no Tribunal de Contas não chegar ao seu termo. E mesmo com os 30.000€ pagos a advogados por uma Cipriano muito generosa não é certo que o ex-autarca não venha a pagar caro os abusos na gestão financeira da autarquia. Como a pena possível é perda de mandato, isso quer dizer que por mais recados que o cantor mande, anunciando aos seus devotos que está de volta a verdade é que ainda não sabe se pode vir a ser candidato.

Ainda por cima a presença de Cristóvão Norte na primeira fila da bancada parlamentar, sentado ao lado de Rui Rio durante o debate do programa de governo, deve ter feito sentir um frio na espinha, quer ao cantor, quer aos Ciprianos. O cantor pod estar condenado a andar de botinhas brancas pró esses palcos fora e a sua sucessora tem deixado passar uma imagem de incompetência que a poderá impedir de vir a ser candidata pelo PSD.

É neste contexto que surge um dos maiores especialistas locais na arte do bandeamento e pelo que se tem visto nas reuniões de câmara, ao fim de dois anos de silêncio o vice-presidente até já fala durante as reuniões. Terá a Cipriano percebido que teria mais hipóteses de se escapar da escola dando o lugar de candidato a presidente ao homem dos aventais? Seria um golpe inteligente, queimada tem mais hipóteses de sobreviver na penumbra de uma candidatura a vice-presidente. Mantinha o cargo e se viesse a ter complicações jurídicas teria mais dinheiro para pagar a advogados.

É por tudo isto que a melhor forma de reanimar as Bocas no trombone seria convidando o Luís Romão a participar nele, assim teríamos de um lado o representante do cantor e do outro o seu verdadeiro opositor. O Leal poderia fase de fiel da balança, um papel que o PCP chegou a desempenhar no primeiro mandato do Luís Gomes.