DESNORTE




Pouco tempo depois de chegar à presidência da autarquia a presidente da CM provocou a oposição numa reunião da Assembleia Municipal, atirando que tinha sabido ganhar as eleições. O problema é que foi fácil ganhar uma autarquia onde se esbanjou dinheiro, usando-o para asfixiar a democracia, não admirando que num pequeno concelho a ainda candidata do “agora é São” tenha tido como festa de anos um jantar comício  num campo de futebol de fazer inveja a Kim jong-un.

O problema é que passados dois anos ainda ninguém percebeu o que é que a pobre senhora está fazendo na presidência da autarquia e pelo que ela vai dizendo seria mais simples que o FAM promovesse alguém, até mesmo o contabilista de Borba, a presidente de uma comissão administrativa. Estamos certos de que faria melhor pois os poucos recursos ainda existentes parecem servir para integrar teólogos e outros espécimes raras na autarquia.

Desde que chegaram à presidência a autarquia que os Ciprianos nada fizeram de bem feito, temos assistido a sucessivas medidas que visam apenas corresponder às exigências de um FAM que teme um desastre. O Luís e a São brincaram aos excêntricos em 2017 e um FAM assustado com as denúncias das facilidades que deram faz cada vez mais pressão sobre os responsáveis de um município que ajudaram a arruinar, fazendo vista grossa aos abusos em tempo de eleições.

O caso das rendas dos bairros sociais é um bom exemplo da incompetência da São, mesmo sabendo que tinham acabado os tempos de irresponsabilidade, a São preferiu adiar o mais possível o aumento das rendas. Confrontada com o desastre aumentou de uma vez o que poderia ter aumentado em muitos anos. Decidiu em Setembro aumentos brutais e já depois de mandar as cartas assustou-se e com medo do Largo da Forca decidiu fasear o aumento.

É um bom exemplo do desnorte total por parte de quem não sabe o que faz e que ao fim de dois anos ainda não fez nada de jeito. O problema é que o concelho vai ter de esperar mais dois disto.