FAZER PROPOSTAS?

"Ideas para emprender" es la nueva serie que Prensa Libre publicará en octubre. Foto Prensa Libre: Servicios


Sempre que os apoiantes dos que estão no poder, seja a que nível for, começam a sentir faltar o terreno debaixo dos pés, porque não têm respostas para as críticas que ouvem, surge sempre o argumento tipicamente “Chico esperto”, que não fazem propostas. Isto é, os que estão no poder fazem o que podem para melhorar a vida das pessoas e os da oposição são incompetentes e vez de ajudarem apenas criticam. Neste capítulo ficou famosa a frase de Cavaco Silva quando se dirigiu à oposição dizendo “deixem-nos trabalhar”.

As última coisa que queremos é que o concelho se afunde ainda mais só porque não deixamos a São trabalhar ou porque não temos novas ideias, agora que ela já fez tanta coisa que já nem sabe o que fazer a seguir. Enfim, olhando para algumas ideias brilhantes de alguns dos seus apoiantes poderíamos sugerir alguns projetos que temos visto por aí.

Mas a carteira de projetos e ideias do Luís e da São é tão grande que dispensa propostas, têm projetos para mais duas décadas e para triplicar a dívida do Município. Aliás, não se entende como é que algumas pessoas nos acusam de não fazer propostas, quando a obrigação de as fazer é em primeira linha dos responsáveis locais do partido no poder. Isto é, quantas propostas e ideias sugeriu o Luís Gomes à São Cabrita desde que a colocou na presidência da CM?

A verdade é que se estão a precisar de propostas da oposição o Largo da Forca decidiu fazer algumas:
  1. Um pavilhão multiúsos junto ao complexo desportivo.
  2. Um novo hotel junto ao mesmo complexo.
  3. Uma unidade de cuidados continuados.
  4. Uma nova urbanização incluindo um hotel junto
  5. As grandiosas obras previstas no plano da frente ribeirinha que transformavam VRSA numa Dubai do Guadiana.
  6. Restaurantes e quiosques, para além de um novo hotel, na zona agora transformadas nas colinas de Monte Gordo.

Mas para além destes projetos e muitos outros que já estão caídos em esquecimento, ficam aqui mais alguns de que certamente a São tem uma boa memória:
Novas paragens do Autocarro Social, com destaque para a rua do cemitério.
  1. As novas casas do estudante, uma em Faro e outra em Lisboa.
  2. A casa da juventude em VRSA.
  3. A VRSA Amiga, para ajudar os idosos nas pequenas reparações.
  4. A requalificação dos caminhos e estradas rurais bem como a criação de mais espaços verdes em todas as freguesias.
  5. A VRSA Boa Ideia para apoiar os micro negócios.
  6. A Oficina das Artes e Criatividade
  7. O DNA VRSA para apoiar o empreendedorismo.
  8. A construção de variantes da EN125 nas hortas.

Mas se a grande capacidade realizadora da São for ainda maior do que imaginamos e esgotar mais estas propostas antes de terminar o seu mandato, aqui ficam algumas ideias só para a sede do concelho, onde parece que o presidente da Junta de Freguesia parece ter comido o programa num gelado. Aqui ficam as ideias: 
SOS Melhor Idade, 
VRSA +Saúde, VRSA-Amiga, 
VRSA-Boa-Ideia, VRSA-Click 
VRSA-Culturarte.

Se a São fizer tudo o que agora acabámos de propor e até lhe pedimos desculpa por só termos tido estas ideias a meio do seu mandato, prometemos votar nela e até oferecemos uma caixa de latas de atum ao mano.