QUE BOAZINHA QUE ELA É




Perante a indignação de muita gente e sabendo de propostas da oposição a São apressou-se a emendar a sua decisão de aumentar as rendas sociais de forma brutal, tentando agora vender a mentira das preocupações sociais. A necessidade de controlar a situação é tanta que a São Cabrita mandou anunciar a medida ainda antes de ser aprovada em sessão de câmara. No passado, quando o LdF tomou posição sobre um ponto da ordem de trabalhos de uma reunião que se i realizar, a autarca queixou-se da oposição, como se as ordens de trabalho fossem confidenciais. Agora, como está em dificuldades, antecipa as decisões, desrespeitando os órgãos autárquicos e os vereadores eleitos pela oposição.

Mas vejamos o que conta da notícia que a São mandou divulgar no site da autarquia, usando os meios da CM para enganar as pessoas e fazer a sua própria propaganda:

"A medida visa promover uma maior equidade e justiça nos pagamentos efetuados pelos agregados familiares e dá cumprimento ao regime legal do arrendamento apoiado para habitação, o qual se encontra em vigor desde 2015, mas ainda não tinha sido aplicado."

Se a medida visa a equidade e a justiça porque motivo esperou 4 anos desde a adoção da nova legislação? Se daí resultava tanta justiça e equidade porque motivo veio agora à pressa corrigir a decisão de setembro, propondo o pagamento faseado?

“De forma a não prejudicar as famílias, a Câmara Municipal de VRSA irá aplicar estas atualizações de forma faseada”

Se a intenção era não prejudicar as famílias porque motivo só se  lembraram disso muitos dias depois de mandarem as cartas com os aumentos? Então a senhora que tem a pasta social há mais de uma década desconhecia as consequências de aumentos que chegavam aos 300%?

No fim da notícia diz-se a verdade:

“Esta medida entrará em vigor a 1 de janeiro de 2020, uma vez que o Município, nos últimos anos, apenas aplicou a atualização anual prevista no n.º 2 do artigo 1077.º do Código Civil, a qual se encontra associada ao índice de inflação, não tendo promovido a atualização de renda com base na composição ou nos rendimentos do agregado familiar.”


Isto é, a autarquia tem de aumentar de uma única vez o que não aumentou ao longo de muitos anos e fá-lo agora porque a gestão incompetente da autarquia levou que seja a própria autarca a sentir a “corda no pescoço”. Estas são as verdadeiras preocupações sociais dos nossos autarcas, usam os meios da autarquia para ganharem eleições, sem quaisquer preocupações sociais e quando estão atrapalhados fazem destas.

Os vila-realenses estão a conhecer as consequências de 14 anos de Luís, Cabrita, Romão, Barros e outros. Paga-se de uma vez o que fizeram de conta que davam por serem bonzinhos. Aos poucos tudo acaba e o que se dá cobra-se à bruta.

Só uma pergunta final: porque não anunciaram logo esta medida na carta onde era anunciado o aumento? Estão a gozar com os vila-realenses?