O QUE É FEITO DO CLAS?



CLAS é a sigla de Centro Local de Assistência Social, um dos muitos projetos sociais com que os vila-realenses foram brindados ao longo destes anos maravilhosos desde que Deus ajudou almas bondosas como a do agora cantora da botinhas brancas e a agora é São a governarem a nossa terra da forma que está à vista. Aliás, a nossa bondosa São não se cansa de eleger a sua grande obra no apoio social, fruto da sua grande bondade e generosidade, algo que a sua amiga manita confrade não se cansa de lembrar aos pobres que têm a sorte de ir ao gabinete.

Como é costume por estas bandas, sempre que a autarquia faz obra logo surge a boa nova no site da CM e ainda lá está a informação sobre a fundação do CLAS:

“A Rede Social em Vila Real de Santo António  surgiu no Concelho de Vila Real de Santo António a 21 de Dezembro de 1999 na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97, de 18 de Novembro, mediante a qual pretendeu-se desenvolver a fase experimental desta medida de Política Social, integrando inicialmente 41 Concelhos Piloto de entre os quais se destaca o nosso concelho.

Em 26 de Maio de 2000 deu-se a constituição do CLAS de V.R.S.A. o qual conta atualmente com 32 entidades parceiras.” [CM]

Onde é que fica esse famoso CLAS?

A resposta é simples, em lado nenhum. O edifício recuperado existe mas não está lá CLAS nenhum, isto é, a autarquia embolsou mais de 75.000€ por conta das suas grandes preocupações sociais, mas quanto a CLAS nada. Não há CLAS, mas o dinheiro foi gasto e o edifício foi recuperado.

Está lá a sede do PCP (centro de trabalho na terminologia do partido), isto é, por conta do CLAS a autarquia libertou o edifício onde estava a sede do PCP para o entregar ao grupo Pestana e em compensação este partido recebeu uma sede novinha em folha, com uma renda simbólica, logo ali em frente do Jornal do Algarve, pelo que para os que se dividem entre as duas sede é só ir para a porta em frente.

O problema é que isto é uma irregularidade graves, se é que não é mesmo um crime de fraude na obtenção de subsídios e a autarquia vai ter de reembolsar mais de € 75.000 ao Estado. É uma vergonha, com esta gente cada cavadela é uma minhoca.

PS: Ficamos a aguardar uma posição do vereador Álvaro leal na próxima reunião da Câmara, protestando pelo desprezo em relação aos mais carenciados e pelo desvio de fundos para fins que não eram os previstos. Será que o deputado José Cruz vai colocar no seu Facebook um comunicado feito no passado contestando a utilização para outro fim do edifício do CLAS?