|A FOTOGRAFIA|




A fotografia de grupo da equipa autárquica tirada durante a inauguração daquela espécie de jardim com que taparam as mazelas que fizeram na marginal de Monte Gordo, tem, muito mais a dizer do que dos gostos dessa gente em matéria de indumentária. Ficam aqui algumas conclusões:
  1. Se o presidente da JF de VRSA está presente na foto não se entende a ausência nessa mesma foto de um representante da JF de Vila Nova de Cacela, sinal de que ou não foi formalmente convidado ou o presidente daquela JF entende que só deve comparecer nas suas iniciativas.
  2. A não ser que o presidente da Assembleia Municipal de VRSA tenha delegado na dona Ana Gomes não se percebe a ausência na cerimónia do presidente da Assembleia Municipal, que protocolarmente não só está à frente do mais importante dos órgãos autárquicos, como na qualidade de presidente do parlamento municipal representa os cidadãos do concelho.
  3. Não se percebe a ausência de deputados municipais, a começar pelos do PSD.
  4. A cara de caso de toda a equipa, com exceção do sempre feliz presidente da JF de Monte Gordo, mostra como há em todos a perceção de uma derrota anunciada. A cerimónia correu ma e foi o prenúncio da queda do regime.
  5. Apesar dos esforços de mobilização, com uma personagem do regime a tentar mobilizar tudo e todos com telefonemas pessoais, a cerimónia não mereceu grande adesão e muitos dos presentes pareciam estar num velório, com a maioria deles a posicionar-se o mais longe possível dos protagonistas pessoais. Longe vão os tempos de alegria e com uma derrota anunciada estar ao lado da presidente da autarquia começa a ser um sacrifício.
  6. Em termos protocolares a distribuição dos presentes na imagem parece refletir mais um enquadramento partidário já que o vereador Piloto relega o vice-presidente da autarquia para um segundo plano.
  7. Já nem o JÁ se dá ao trabalho de divulgar a inauguração, Tendo-se limitado a reproduzir obedientemente o comunicado, assinando por baixo aquilo que foi escrito na CM.