OPORTUNISTAS




Fala-se muito da dívida que nos vai ser deixada pelo Luís Gomes, Carlos Barros, São Cabrita, Faustino, Vicente, Carla Sabino, Pires e muitos outros que de forma direta ou indireta mantiveram ou ajudaram o Luís Gomes e a São carita a gerirem o Município da forma incompetente e irresponsável.

Mas a dívida não é o pior que nos deixam ou não será a herança mais miserável com que teremos de conviver com esta gestão camarária que nos faz lembrar a filoxera. Um concelho que perdeu músculo e em que os mais jovens deixaram de acreditar e uma classe social criada por gente que confundiu o Município com a tasca da coxa, transformando funcionários que deveriam estar ao serviço das populações numa espécie de funcionários-militantes, com obediência quase canina.

Não deixa de ser curioso o fato de quando começaram os arrufos de namorados entre Luís Gomes e a São, foram os funcionários mais militantes daquele que se sentindo marginalizados que se juntaram num jantar de homenagem a Luís Gomes. O jantar realizou-se em finais de 2018 no Restaurante Sem Espinhas e o mais curioso é que não foi pelos apoiantes tradicionais de Luís Gomes que o jantar ficou na história da vida política local, mas graças à presença nesse jantar de apoio político do chefe da repartição do IEFP. Mas sobre esse jantar falaremos noutra ocasião.

Se revermos as arruadas da campanha autárquica d 2017 encontramos lá o pessoal da CM, da SGU e dos avençados. E todos sabemos das pressões para forçar a presença em arruadas, da mesma forma que nem uma funcionária que ousou passear com um familiar se escapou a ir parar a um contentor por tal ousadia. Todos em VRSA sabem que muita gente ganhou e muito a título de compensação pelo apoio eleitoral

Todos sabemos das ajudas de custa, das horas extraordinárias, das contratações na SGU, das promoções, da integração de precários, das nomeações, das contratações de assessores. Todos sabemos que em VRSA há quem tenha ganho muito vendendo o apoio e não são poucos os que confundem o estatuto de funcionários com o de militante de quem manda. Todos sabemos de muita gente que no concelho vendeu o seu apoio e alguma dessa gente era e ainda é da oposição.

Há candidato que deixaram de o ser porque as esposas estavam na autarquia, há políticos que se bandearam, vereadores que tocaram o PCP pelas mordomias do PPD, há de tudo um pouco e muitos deles são apoiantes caninos de quem está no poder, ao fim de mais de uma década o concelho vai ter de conviver com esta realidade, com os que foram favorecidos em prejuízo da sua terra, dos seus vizinhos e dos nossos jovens.