GRU UI UI, O NOSSO MALVADO FAVORITO





O Gru Ui Ui não existe, é uma personagem de ficção, uma espécie de alma assombrada aqui do Largo. Podia ser como o Zé Aranha, aquela personalidade que todas as terras têm e que, como é sabido, depois de ter vendido um canário coxo e perante a surpresa do comprador perguntou-lhe se queria o canário para cantar ou para dançar. No caso do nosso Gru Ui Ui nem canta, nem dança.

O Gru Ui Ui não existe, é um holograma político e por se tratar de uma personagem irreal sucede como em todos os filmes de ficção, avisamos que qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. O nosso Gru Ui Ui inspira-se no Despicable Me, uma personagem do cinema de animação que na versão portuguesa é conhecido pelo Gru, o Meu Malvado Favorito.

É o caso, o Gru Ui Ui, uma espécie de híbrido resultante do cruzamento entre o velhaco e o cínico, é o nosso malvado favorito mas tate tem a sua graça, por isso gostamos dele. E da mesma forma que Despicable Me é o supervilão que tenta roubar a lua, o nosso querido Gru Ui Ui é um desalmado imbecil que quer ser o DDT da nossa terra, a sua grande ambição é chafurdar na caca que possa haver nos Paços do Concelho.


Gru Ui Ui, o Minion Bob e a autarca

É evidente que o nosso Malvado Favorito não vive sozinho no seu enredo de ficção, tem a companhia de outras personagens como o Dru Gru, ou outras personagens pequeninas e amarelas, como o Mignon Bob. Até porque o nosso Gru Ui Ui é muito discreto, nunca está na primeira fila, nunca quer ser cabeça de lista, prefere as filas de trás, evita aparecer nas fotografias, está sempre presente mas prefere a obscuridade.

É uma personagem complicada e estranha, cheia de complexos, de trejeitos, de ódios, de invejas e de problemas. Mas é uma personagem interessante e por isso vai animar a nossa ficção.