DE BAZÓFIA EM BAZÓFIA ATÉ À DESGRAÇA TOTAL



O boletim municipal distribuído na semana passada, onde se faz o balanço das grandiosas realizações desta equipa maravilha que temos na autarquia, evidencia uma mudança de bazófia por parte do regime. Aqueles que não se cansavam de anunciar obras faraónicas, que mostravam uma VRSA copiada de Dubai e que criavam um ambiente de fartura eterna à custa de uma dívida colossal, fazem agora de conta que caíram de paraquedas e vendem a imagem do rigor. Passaram da bazófia da fartura para a bazófia do rigor, os mesmos que arruinaram o concelho condenando-o à miséria autárquica por muitos anos, têm a distinta lata de se apresentarem agora como magos das finanças.

A autarca que teve mas pelouros camarários do que qualquer outro autarca na história de Vila Real de Santo António, apresenta-se agora como uma virgem camarária, acabadinha de ser eleita. Esquece que o ano em que a autarquia não cumpriu o PAM foi o de 2017, ano em que aproveitou os três meses em que já foi presidente para gastar dinheiro à tripa forra com o Morais Sarmento. 

O último boletim municipal chega a ser tão hilariante que roça a anedota, é preciso ter muita criatividade humorística para receber um ultimato o FAM para cumprir uma série de medidas de austeridade sob pena de ser corrida do cargo, e depois apresentar-se como alguém especialista em finanças que depois de ter estudado a situação da autarquia ao longo de um ano decidiu adotar um programa de austeridade.

Sejamos honestos, quase todas as medidas que a autarca apresenta como da sua autarquia e um resultado da sua competência estão no relatório do FAM que recebeu em maio e onde lhe eram dados 90 dias para as adotar. Isto é, a autarca não só não cumpriu com as exigências do FAM como vem agora dizer que resultaram de um estudo e de uma auditoria que terá demorado um ano.

O mais divertido é que sabendo que é mais rápido apanhar um mentiroso do que um coxo e estando o relatório do FAM disponível para quem o quiser ler, a equipa da CM insiste com esta pantomina e até lhe dedica um boletim municipal, muito bonitinho e que só merece uma gargalhada da parte de quem o lê.