UM ANO NA LIXÍVIA?




O boletim municipal tornado público na semana passada mostra que a equipa que lidera a autarquia em vez de um ano de sabática, o que faria sentido para uma  câmara municipal que por algumas das suas espécies começa a parecer um parque jurássico, optaram por estar de lixívia durante um ano para branquearam as suas responsabilidades.

A nova autarca apresenta-se renovada, uma verdadeira Conceição imaculada de qualquer pacado ou pecadilho autárquico,alguém que até ao ano passado nem sequer sabia onde ficavam situada a sede do município, a amnésia parece ser tal que já nem se deve recordar de que mal tomou posse foi a correr fazer quase 400.000 euros de adjudicações diretas ao advogado e vice-presidente do seu partido Dr. Morais Sarmento. A distinta lata de quem escreveu é tanta que podemos ler que:

“Durante os últimos meses, auditámos todos os processos e dossiês deste município, o que nos deu não só uma perspetiva global das reais necessidades do concelho, mas também nos permitiu ter um conhecimento exato do valor da dívida contraída e herdada.”

Mas o que andou a Dra. Conceição Cabrita a fazer na câmara durante 12 anos? Para que serviu ter sido vice-presidente durante quatro? O que aprendeu com todos os pelouros que teve ao longo de tantos anos?

Quando há alguns meses a oposição pediu uma auditoria às contas da autarquia ia caindo o Carmo e a Trindade, foi quase ofensivo para gente de tão boas contas, a resposta é que s contas estavam auditadas, trouxeram o revisor oficial de contas que assegurou que tudo estava bem e um chico esperto da Assembleia Municipal ainda disse que a auditoria tiham sido as eleições. 

Agora que é preciso branquear o que fizeram meteram a liderança autárquica de lixívia e um ano depois de terem tomado posse aparecem branquinhos como a cal da parede, afinal foi necessário auditar tudo e mais alguma coisa e as contas da dívida só foram apuradas agora, muito meses depois de o FAM ter dito à autarca inexperiente e que nada sabia do estado da autarquia que ou cortava a torto e a direito ou perdia o mandato!

Será que a senhora presidente auditou as numerosas adjudicações diretas que fez ao Morais Sarmento nos seus primeiros meses de mandato? Terá auditado o processo de escolha de um assessor para a área do PDM cuja escolha recaiu sobre o líder do PSD de Faro? Estamos certos de que auditou tudo e que estando na posse de toda a informação, até já sabe quanto deve o município, então já pode fazer o que não fez na Assembleia Municipal - informar os cidadãos de Vila Real de Santo António sobre a situação financeira da autarquia. Esperemos que seja rápido a fazê-lo, já que para responder às solicitações do FAM feitas em 2017 este fundo teve de esperar sentado durante pelo menos cinco meses.