O MILAGRE DA SÃO



Depois tantas procissões e dedicação às padroeiras parece que a nossa autarca ganhou jeito para milagres e, talvez inspirada no famoso milagre da multiplicação dos panitos, deu-lhe para multiplicar hotéis e pousadas. Quem não deve estar a gostar desta versão milagrosas da sua sucessora é o conhecido e famoso internacionalmente cantor de música pimba Luís Gomes. Depois do mano da presidente se ter queixado da “herança envenenada” que terá deixado à sucessora, assiste agora ao milagre da multiplicação das obras da “herança envenenada”.

O truque é velho, repete-se a mesma notícia das mais diversas formas e a propósito de qualquer razão. É o que tem sido feito com o Hotel Guadiana, ainda não está aberto, mas todas as notícias entretanto publicadas davam para uma edição do Jornal do Algarve. Escandalosamente ainda não abriu mas tudo serve para fazer notícias anunciando a sua abertura, como se um pequeno hotel com 31 quartos representassem e potencialmente inviável resolvesse algum problema à terra.

Agora é a Pousada, se contabilizarmos as notícias promovidas pela São Cabrita sobre este projeto, que à semelhança do Hotel Guadiana, é da responsabilidade do Luís Gomes, ficaríamos com a impressão de que já estão abertas uma meia dúzia de pousadas. Se um administrador do Grupo Pestana faz uma referência à intenção de construir a Pousada é logo notícia. Desde então já foram produzidas várias notícias e esperamos que a autarquia se acalme, seria um exagero anunciar a primeira pedra, a segunda pedra, a primeira telha, a segunda telha, o primeiro parafuso, etc..

A estratégia de comunicação é velha e dá a sensação de que se faz muito, o problema é que esse muito não passa de uma ilusão e os problemas do município acabam por se multiplicar. Foi o que se passou nos primeiros nove meses deste ano, em vez de ter começado a cortar nas despesas, pondo fim aos exageros de gastos, a autarquia continuou a passar a imagem de fartura, e até se deu ao luxo de contratar o líder do PSD do Algarve.

Enquanto se dedica à propaganda a autarca não resolve nenhum problema, não vende as águas, não constrói as infraestruturas na Praia dos Três Pauzinhos, não reduz a dívida, não despede os avençados, não corta nas despesas da Mão Amiga, não respeita o acórdão do Tribunal Constitucional em relação à reintegração de um funcionários indevidamente despedido. Enfim, não faz nada.