SURREALISMO VILA-REALENSE



À medida que o concelho se afunda em austeridade, com a autarca a adotar programas de boa gestão da despesa municipal para encobrir as exigências do FAM enquanto aguardamos por mais medidas e pelo orçamento municipal, constatamos no Facebook que há um vila-realense que exibe felicidade, sucesso e fortuna, o seu Facebook é mesmo uma espécie de revista cor-de-rosa do concelho, onde nos deleitamos com a beleza da personagem, ao mesmo tempo que esquecemos as agruras da vida.

Ali não são necessários vales para o supermercado, ajudas da mão generosa, não se recebem cartas a propor a compra de casas de bairros sociais, não se deixa de ganhar ajudas e horas, as contas não ficam por pagar. É um mundo cor de rosa de grandes desafios, fotos cheias de sensualidade com a toalha na cintura enquanto se olha para um lugar entre o infinito e as dez e um quarto. 

Ainda bem que no meio de empresários que receiam o futuro, de trabalhadores da SGU que temem o desemprego, velhotes que não sabem se vão ter centro de dia, no meio do rasto de dificuldades, ruína municipal e incertezas há um vila-realense que espalha o seu charme e sucesso por todo o mundo. Ainda bem que o cortes de 70 nos transportes apenas se aplicam aos que dependem do município, ainda há quem, agora que acabou o verão, vá mais a Miami do que à Praia do Cabeço.

"Preparar para o que vai vir aí ...."
“Tenho a certeza vou conseguir, eu sou capaz”

A expectativa é lançada, os admiradores(as) enervam-se, que grande desafio enfrentará o nosso homem? Onde estará ele? Que laguna é aquela que se vê na imagem?

Tudo fica tranquilizado o desafio era mais uma música, na página com o Baby Lores renova-se a imagem, sinal de que está tudo bem. A seguir vem a imagem do make up. Os fãs estão tranquilos, sucedem-se as declarações de carinho: "guapo felicidades", "A ficar mais belo. Bjnhos", "Parece irmão dos filhos bjs”, "Amigo já és lindo com essa linda maquiagem ficas lindíssimo boa sorte bjs", "A ficar aindaaaaa mais lindooooo.”, “Boa sorte. Bj".

Podemos estar descansado, esqueçam as dificuldades, a ruína do concelho, o fim das viagens para ver a casa dos segredos, as habitações sociais, as dívidas aos fornecedores, o Hotel Guadiana, o Hotel da Muralha, o hotel de 5 estrelas de monte gordo, as 200 camas de cuidados continuados, o fim das cirurgias em cuba. Esqueçam o insucesso do concelho arruinado ou as dificuldades dos que vivem no concelho, há um homem com sucesso, que espalha o nome da terra pelo mundo fora.

Doze anos de autarquia governada sem grande oposição e com poder absoluto, duzentos milhões de euros de dívida mais trezentos milhões de orçamentos correntes (o que dá qualquer coisa como 33.000€ por eleitor), o concelho consegue ter um vila-realense que se pode gabar do seu sucesso, que pode fazer viagens sucessivas a Miami e lá gravar discos com amigos cubanos, posar para que tirem fotos na varanda do quarto do hotel, com as partes cobertas por uma toalha e a vista como fundo, com dezenas de vila-realenses a babarem-se em elogios à beleza. Tudo isto enquanto a autarca vende o que pode e o que não pode para salvar a pele política, enfim, uma cena verdadeiramente surrealista.