O FIM DA GALINHA DOS OVOS DE OURO?


Por aquilo que se vai ouvindo parece que  aumento descontrolado da dívida do município vai acabar por matar a galinha dos ovos de ouro, depois de cortar em tudo o que podia ser cortado é inevitável que os cortes cheguem onde sempre chegam numa instituição ou empresa em dificuldades, aos custos dos recursos humanos.

Avenças, horas extraordinárias e ajudas de custos são os custos mais fáceis de reduzir na hora de apertar o cnto e isso significa o fim de muitos rendimentos gerados por uma autarquia gerida na base do aumento da dívida. Resta saber agora até onde irão os cortes, já que com o investimento e a manutenção reduzidos a zero, a salvação do executivo camarário passa necessariamente por poupar em rendimentos salariais.

Já se ouvem queixas em relação a horas extraordinárias um sinal de que as dificuldades financeiras estão chegando ao bolso e aos rendimentos de muitas famílias do concelho. A ilusão de fartura criada peal dívida está a chegar ao fim e depois de muitos cortes que resultaram na degradação da qualidade de vida no concelho poderemos vir a assistir a uma redução do rendimento disponível de muitas famílias.

A confirmar-se isto no próximo orçamento da autarquia isso significa que ao efeito da sanzonalidade da atividade económica junta-se a redução do rendimento de muitas famílias, agravando o efeito depressivo. Daqui pode resultar o agravar da recessão na economia local, com todas as consequências que poderão resultar para a economia do concelho.