HÁ MAIS LIXO PARA ALÉM DO LIXO


A recolha do lixo é uma função básica das autarquias, a higiene pública é fundamental para proteger a saúde e qualidade de vida das populações. Independentemente das tecnologias e recursos usados Vila Real de Santo António foi ao longo de décadas um concelho modelo neste capítulo e elogiada por quem nos visitava. Agora que o dinheiro jorrava com fartura e que alguém inventou uma privatização modernizadora, foi o que se viu.

Ao mesmo tempo que se gastavam milhões num passadiço descurou-se a higiene pública e deu-se do concelho a imagem de uma terra suja, com lixo por todos os lados, onde as ruas estão cheias de baratas e com ratos a deambularem em volta dos contentores de lixo. Esta é uma imagem assassina para a imagem de uma zona turística. Mas em vez de combater o lixo apostaram em combater a oposição.

A forma como a autarquia lidou com as suas responsabilidades diz muito sobre a sua competência e como aborda os problemas. De Julho a Setembro assistiu-se a tentativas de manipulação, tendo valido de tudo. Que em Bruxelas havia mais lixo do que em Lisboa com a presidente da autarquia a divertir-se nas redes sociais, os avençados tiravam fotografias de caixotes limpos, um idiota assegurava que era a oposição que incentivava os turistas a jogarem o lixo para o chão, que os visitantes eram uns porcos.

Chegados a Outubro fomos surpreendidos pela justificação oficial, que a empresa contava com 20 profissionais mas 10 estiveram de baixa. A causa da sujidade foi uma epidemia na Eco Ambiente, o que nos faz recear que se o número de doentes aumentar no próximo ano teremos de ir para Isla Canela. EM sessão de câmara a autarca informou os vereadores da justificação dada pela empresa e nem foi necessária qualquer comunicação oficial, para a presidente bastou uma explicação do senhor Salas. Enfim, será que o senhor Salas também esteve doente até outubro e só nessa ocasião a presidente esteve a oportunidade de ser informada.

É assim que se gere um concelho, que se protege a saúde dos cidadãos, que se assegura uma imagem de excelência da nossa oferta turística. Enfim, há mais lixo para além do lixo.

PS: Neste post há um erro de interpretação, quando a autarca disse que metade do pessoal da recolha do lixo estava de baixa referia-se ao problema ocorrido durante a Feira da Praia.