10 PERGUNTAS A MORAIS SARMENTO



Sabemos que o Dr. Morais Sarmento não nos vai responder, mas aqui ficam dez perguntas que gostaríamos de lhe fazer em público para que todos os vila-realenses, bem como os que acompanham o seu partido o ouvissem responder:
  1. Como se sente enquanto vice-presidente do PSD, cujo líder prometeu dar um banho de ética, ao ter um total de vários milhões de euros de contratos conseguidos com sucessivas adjudicações direitas da CM de VRSA e da SGU?
  2. Considera transparente a escolha por uma autarquia de um advogado que é vice-presidente do mesmo partido, sem que tenha havido quaisquer consultas?
  3. Tendo em consideração que se trata de um pequeno município onde não faltam juristas, que a autarquia de VRSA seja quase uma campeã de pagamentos a escritórios (o seu) feitos através de adjudicações diretas?
  4. Considera aceitável que uma autarquia falida, em situação de incumprimento do PAM tenha feito três várias adjudicações diretas ao seu escritório no último trimestre de 2018, atingindo um montante de quase 400.000 € a que se deverá acrescer o IVA, ano eleitoral no qual não cumpriu ostensivamente o acordado com os credores?
  5. Acha que faz sentido um sócio da PMLJ e vice-presidente do PSD deslocar-se 300 km para um processo de dá cá aquela palha movido por candidatos autárquicos, que terão ficando muito ofendidos porque o outro candidato ter dito que tinham comprado likes, algo tão normal como comprar publicidade?
  6. Sabendo-se que os maiores escritórios de advogados cobram cerca de 500€/hora, quanto é que custou a um município arruinado em honorários e despesas de deslocação a presença no julgamento do caso referido na pergunta anterior, sabendo-se que a juíza terá achado melhor não perder tempo?
  7. Como é que explica que no caso atrás referido tenha aparecido em representação da autarquia quando sabia que se tratava de uma suposta ofensa feita por um candidato a outro candidato? Não encontrou nada de errado neste procedimento da autarquia que representa?
  8. Acha que faz sentido uma autarquia tão bem apoiada por uma das mais luxuosas sociedades de advogados estar à mais de um ano a ignorar o acórdão do STM que transitou em julgado?
  9. Acha legítimo acrescer à indemnização decidida pelo tribunal os honorários e demais despesas em consequência de uma litigância desnecessária, que parece visar apenas evitar que a dívida a um funcionário indevidamente despedido não seja contabilizada como tal?
  10. Tendo em conta o conhecimento pessoal das pessoas e de alguns processos jurídicos em que está envolvido, se fosse cidadão eleitor em Vila Real de Santo António votaria nesta gente? E se fosse um cidadão comum votaria num partido com um vice-presidente como o senhor?