QUE O MÁRIO CENTENO NOS PROTEJA



Não deixa de ser irónico que em grande medida o futuro da autarca de Vila Real de Santo António esteja nas mãos do ministro das Finanças, um natural do concelho que pertence ao partido mais detestado pelo clã que nos governa o município. Um mau desempenho de Mário Centeno pode ter consequências dramáticas para a nossa autarca já que o incumprimento tem como consequência legal a perda do mandato e uma eventual indemnização ao Estado.

Os juros da dívida ao FAM corresponde ao “custo de endividamento da República Portuguesa para um prazo equivalente, acrescido de uma margem de 15 pontos base”. Isto é, o município paga ao FAM uma taxa de juro calculada tendo em conta o juro suportado pelo Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E, acrescido de 1,5%. 

Isso significa que a sobrevivência do clã que nos governa depende por um lado da estabilidade dos mercados financeiros internacionais e, por outro lado, do bom ou mau desempenho governativo do governo português. Se, por exemplo, Mário Centeno fizesse tudo o que o PSD exige no plano orçamental, é bem provável que daí resultasse um aumento das taxas de juros, isto é, enquanto Rui Rio dizia que o aumento da despesa se devia ao seu génio político, a sua amiga de VRSA estava tramada.

O serviço da dívida, ou seja, o custo em juros que essa mesma dívida custa ao concelho é hoje a principal despesa do concelho, absorvendo uma boa parte das receitas, o que o torna inviável se fizer o que é comum ser feito num concelho bem gerido. OS vila-realenses pagam taxas e impostos para que sejam pagos os juros relativo ao que no passado o Luís Gomes e a São Cabrita gastaram nos seus muitos desvarios.

Portanto, em vez de mais bazófia talvez não fosse má ideia que, à semelhança do que se fez para ter uns fogachos de artifício, a autarca combinasse com o conhecido radialista fazer um peditório entre empresários “voluntariosos” para mandar colocar umas velas às santas padroeiras da região, incluindo a Nossa Senhora das Angústias, em sinal de agradecimento e ação de graças pelos milagres do maldito Mário Centeno.