COMO ESTAMOS DE PROTOCOLO COM A APA?



Foi um dos incidentes que marcaram o debate político municipal em 2017, questionada por uma vereadora da oposição sobre quem pagaria as obras de infraestruturação na Praia do concelho, para assegurar o funcionamento dos apoiõs de praia há muito concessionados, a nossa ilustre autarca responde com a prontidão que lhe conhecemos que seriam os próprios concessionários.

Uns dias mais tarde soube-se do lançamento de um concurso para a obra o que aparentemente punha em causa a declaração da autarca. Confrontada pela oposição a ilustre senhora ficou ofendidíssima, era vítima de ofensas ao sugerirem que teria faltado à verdade. Como prova da sua honestidade declarou que estava negociando um protocolo com a APA, para que fossem os concessionários a pagar a fatura em suaves prestações ao longo da concessão.

Mais tarde um advogado local veio atacar um partido da oposição, afirmou-se dono daquele que era o bar de sonho do Luís Romão e assegurou que tinha avançado para a obra do restaurante depois da autarca lhe ter garantido que seriam os concessionários a pagar. O testemunho vale o que vale.

O certo é que estamos em janeiro de 2019 e nem obras, nem protocolo. A credibilidade da autarquia é tanta que nenhuma empresa terá concorrido à obra e começa a haver motivos para recear que o tal empresário bem-sucedido que supostamente é dono da empresa concessionária da “Praia do Caramelo” volte a estar irritado e muito provavelmente a voltar a atirar pedras à oposição em consequência de mais um ano de frustração.

Quando é que a senhora autarca assina o tal protocolo com a APA para resolver o problema e fazer prova de que não mentiu em sessão de câmara, para que possamos elogiá-la e ficarmos tranquilos em relação ao futuro da praia do concelho? Passados muitos meses nem obra, nem protocolo e nada se sabe sobre tal negociação ou sobre a disponibilidade da APA de assinar um protocolo que não parece ser fazer sentido e que a crer no referido empresário já estaria nas cogitações dos autarcas quando o informaram de que teria de participar no pagamento das obras.

Que bom seria se autarca tranquilizasse o concelho sobre a obra de infraestruturas da chamada “Praia dos Três Pauzinhos” e nos desse motivos para termos ainda mais orgulho na sua honestidade. Seria uma bela forma de começar 2019, um primeiro ano de transparência na gestão autárquica.