O QUE SERÁ FEITO DA SÃO DEPOIS DA SÃO?



A três anos do termo do atual mandato autárquico já começam a ser óbvias algumas movimentações com vista às próximas eleições, sinal de que o próximo ato eleitoral bem mais incerto quanto a candidaturas e resultados do que o de 2017. Começam a sentir-se várias movimentações tanto na área do PSD, como do PS e até de supostos independentes ambiciosos.

Ainda recentemente alguns apoiantes de Luís Gomes se juntaram no Sem Espinhas num jantar promovido pela esposa de um vereador do PSD, que contou com a presença do deputado local eleito pelo PSD. Um sinal claro, que se junta a outros, de que Luís Gomes pode vir a querer ser candidato pelo PSD, o que deixa o clã dos Cabritas fora do poder. Isto coloca a dúvida de saber o que será da São depois da São, irá a autarca regressar ao ensino da geologia ou tentará sobreviver na autarquia.

Ao queixarem-se da herança envenenada deixada pelo Luís Gomes, para referir apenas o que foi dito ou escrito em público, os Cabritas fazem aquilo a que o povo chama cuspir na sopa ou morder na mão que nos deu de comer. Sem o Luís Gomes a São Cabrita nunca teria saído do, foi o ex-autarca que promoveu a família que hoje está fortemente envolvida profissionalmente com a autarquia. Desde os cargos públicos aos associativos, todos têm a mão de Luís Gomes, umas vezes de forma clara, outras atrás do arbusto.

Não admira que de vez em quando surja aquilo que nos parece serem os Cabritas a atirar barro à parede, testando uma possível candidatura independente que possa salvar o clã no poder, caso os seus ataques à anterior liderança do seu próprio partido na autarquia tenham como consequência a sua exclusão de uma futura solução partidária. Há algum tempo surgiu um perfil no Facebook propondo uma candidatura independente, de vez em quando aparece gente próxima dos Cabritas sugerindo tal solução.

O discurso é sempre semelhante e muito bondoso, passa por unir para salvar o concelho e sempre no pressuposto de que isso só é possível pondo o PS de parte. Compreende-se a estratégia, dificilmente os Cabritas conseguirão uma aliança com o PCP ou o apoio do PS. Resta-lhes dividir o PSD e o PS para conseguirem espaço para sonhar com a continuação no poder.