CARTA AOS APOIANTES DELES





Caros apoiantes deles,

Dizemos deles porque mão nos merecem grande consideração e, além disso, já não sabemos muito bem se ainda estamos em “agora é São” ou em “raios partam a São”, não percebemos se o cantor das botinhas brancas ainda escreve o nome com “Z”ou se já mudou para o “S”, não sabemos se é líder local do PSD ou se já é o bardo da Aliança, se é candidato ou se não é candidato.

Por isso compreendemos a incerteza, há os que apoiam a São contra o cantor das botinhas brancas, os que apoiam este e dizem que a São é uma incompetentes e os que ainda sonham com a reconciliação e o regresso do casal maravilha aos destinos da autarquia. Há os que apoiam a São porque esta raspa o tacho para pagar aos avençados que a  apoiam e os que apostam no regresso do cantor porque onde ele mete a mão tudo se transforma em ouro.

A verdade é que no fundo, no fundo todos começam a perceber que o ciclo de incompetência, de abuso, de bufaria, de gente comprada, de avençados oportunistas, de gasolinas pagas, de horas extraordinárias da treta, de grandes vencimentos na SGU já acabou, não há dinheiro, a autarquia está falida.

Não vale a pena esperarem por um D. Sebastião a cavalo numa mula emprestada pelos amigos da Hortas, calçando as suas belas botinhas brancas aparece aí para encher os cofres de euros. A verdade é que o homem nunca arranjou um tostão, o que ele fez foi gastar o que tinha e quando os cofres ficaram vazios passou a gastar o que não tinham e deixou a autarquia insolvente. Sem o apoio do Passos Coelho de nada lhe vendeu a venda das águas ou a privatização da recolha do lixo. Nenhum governo do PS lhe vai dar a mata ou deixá-lo vender a marginal de Monte Gordo.

Não vale a pena esperarem que a São faça milagres porque da pobre autarca o melhor que podemos esperar é que não faça nada, que deixe de fazer asneiras atrás de asneiras, porque para pior está bem assim.

Portanto, não vale a pena esperarem por ninguém. Bem, talvez tenhamos visitas, mas certamente não será nenhum belo cavaleiro com botinhas brancas, pró aquilo que se vai lendo nos jornais as visitas poderão ser outras. Multiplicam-se as denúncias e a justiça anda por aí, afinal eles não eram os poderosos que calavam tudo e todos, toda a gente já percebeu que um dia destes tudo vai acabar mal.

Percebemos que lhes estejam gratos, alguns ainda lhes beijarão os pés e depois do que ganharam têm bons motivos para isso. Mas não há mal que sempre dure, bem que nunca acabe, é o ciclo da vida e em breve VRSA vai mudar. Sabemos que a mudança não vos aguarda, mas vai mudar para melhor, precisamente por isso, porque muda para melhor para todo o concelho e não apenas para os que de forma oportunista embarcaram nesta aventura ruinosa.

Portanto, aproveitem enquanto podem porque faltam dois anos para que tudo mude, isso se nada suceder antes. Por agora acabou o medo, acabou o receio da bufaria, o medo da perda do subsídio e do processo judicial conduzido pelo Morais Sarmento. Há um cheiro a liberdade e democracia nos ares de VRSA.

"Opportunism is the practice of taking advantage of circumstances – with little regard for principles or with what the consequences are for others. Opportunist actions are expedient actions guided primarily by self-interested motives. The term can be applied to individual humans and living organisms, groups, organizations, styles, behaviours, and trends." Wiki