O REGRESSO DO ARTISTA



O filme inspira-se num rapaz autarca que se cruza com uma velhota que quase não via e ficou tão sensibilizado com os problemas daquela mulher de um pescador, pobre e desprezada por Portugal e pelo seu débil e atrasado Sistema Nacional de Saúde que o levou a atravessar o Atlântico em busca de uma solução.

É um filme com atores de verdade que conta a história real de um autarca que na hora da saída teve direito a um filme que será tornado público dois anos depois de concluído o mandato. Isto é, com a "gora é São" a entreter o pagode e a sofrer das agruras do FAM e enquanto a sucessora arrebanhava trocos para pagar a um advogado que livrasse o agora cantor que usa botinhas brancas a livrar da justiça do Tribunal de Contas, aparecia o momento alto do rapazola, promovido a mito com direito a filme.

É tudo espontâneo e o momento mais alto dessa espontaneidade é a entrevista de um jornalista ao autarca, de repente mistura-se realidade com ficção e o artista que faz de jornalista é o Faustino e o autarca é o próprio. Até os pormenores foram aqueles que já vimos repetidos até à exaustão. Até disseram ao Faustino que o brilhante autarca tinha uma faceta cultural, algo que é digno das mentes brilhantes, até Einstein disse certa vez que “Se não fosse físico, acho que seria músico. Eu penso em termos de músicas. Vejo minha vida em termos de música.”. O nosso autarca também seria músico se não tivesse a missão de servir os vila-realenses, como diria o outro, ele nasceu para a música.

Mas agora que ele prepara o seu regresso enquanto os Cabritas lhe arrumam a loja vale a pena fazer algumas perguntas:
  • Quais os doentes abandonados que vai curar a Cuba, agora que o regime cubano está mesmo precisando de divisas, que enfermidade terá listas de espera para que o autarca se aproveite da situação e ganhar notoriedade nacional endividando ainda mais o concelho?
  • Continuar a ter o apoio dos grandes defensores do SNS e lutadores contra as PPP e o recurso a privados nesta verdadeira PPP cubana, mandando milhões para Cuba e trazendo para cá os coronéis da secreta disfarçados de agentes culturas?
  • Vai conseguir novamente uma maioria com o apoio de outro partido, já está manobrando para isso?
  • Que património vai vender, que truques contabilísticos vai inventar par aumentar a capacidade de endividamento, que manobras vai fazer ou que grandes políticos-advogados vai contratar para poder gastar dinheiro ao desbarato?
  • Vai concluir o que deixou a meio, vai devolver a Casa do Avô, vai fazer mais contratos com os Bacalhaus para levar os seus eleitores privativos à consulta, vai construir a Dubai à beira Rio, vai construir o hotel na Muralha ou o centro de cuidados continuados?
Esperamos ardentemente que o Luís Gomes apareça, que deixe de andar por aí mandando recados, que seja finalmente solidário com a sua sucessora que até paga uma fortuna a advogados para o defender no Tribunal de Contas e apareça a assumir a responsabilidade pelo que deixou por fazer, pelo dinheiro que esbanjou, por ter levado um concelho rico à ruína.


Estamos ansiosos por ver o próximo filme dele, que volte e dê a cara por aquilo que fez, que assuma as responsabilidades e que dê o seu contributo sendo solidário com os Ciprianos que, como é sabido, não estão à altura de tapar tão grande buraco.