UM PROGRAMA ESCLARECEDOR?




Tocando trombone no Malecón (marginal de Havana)

Toda a gente sabe que a Rádio Guadiana não é nem nunca foi uma rádio independente, são conhecidos os ganhos do dono desta rádio nos negócios com a autarquia bem como as suas relações próximas com o antecessor da atual autarca. Ainda que sejam mais ou menos públicas a distância em relação à São Cabrita, o dono da Rádio Guadiana é muito próximo do Luiz Gomez, como, aliás, ficou evidente na última ida deste àquela rádio.

Não sendo propriamente alguém de esquerda há qualquer coisa de errado quando alguém tão ligado e apoiante de Luiz Gomez patrocina uma candidatura da CDU, apoiando claramente a pré-candidatura do responsável do PCP local Álvaro Leal, chegando mesmo a oferecer por duas vezes para mandatário do candidato. Lamentavelmente o candidato não foi capaz de assumir que as diferenças ideológicas tornam esse estatuto um absurdo, mas o responsável do PCP lá saberá o porquê da sua posição ou da falta dela.

É bom lembrar que Luiz Gomez beneficiou do apoio dado pelo PCP durante o seu mandato, apoio que só foi quebrado quando o seu vereador não aceitou a substituição e se passou para o PSD, tendo desde então obtido grandes proveitos, algo que nunca teria tido na condição de militante honesto de um partido da oposição. Infelizmente foram muitos os que se deixaram comprar pelo poder.

Também é bom que se recorde o que se passou durante anos em VRSA com a presença cubana, uma presença que certamente envolveu os serviços de informação. Aliás, ainda recentemente foi notícia o assassínio da mulher seguido de suicídio por um coronel cubano, que liderava os cubanos enviados pelo regime para a nossa terra. E toda a gente sabe que no regime cubano poderão haver escritores ou poetas que são coronéis, mas ninguém chega a coronel por ser escritor. A par disto a CM proporcionou muitas centenas de milhares de euros aos cubanos e todos os negócios com Cuba estão escondidos em muitas sombras.

É neste quadro que o candidato do PCP aparece a lançar a sua candidatura apoiado por gente de mão do Luís Gomes  e o espetáculo só não foi mais deprimente porque Pedro Pires esteve ausente. A última edição do programa foi má demais e lamenta-se o papel desempenhado por Álvaro Leal, de quem esperávamos mais. Não basta justificar-se dizendo que vai a todo o lado onde o convidem, às vezes a coerência obriga-nos a dizer não.