SUGESTÃO AO DEPUTADO BOTICO-VILAREALENSE CARLOS BARROS




“Diariamente, a partir de amanhã, deixarei aqui pequenas notas para um resumo da minha actividade de deputado à Assembleia da República eleito pelo Algarve. Não é um meio que particularmente me agrade: não me parece que o facebook seja o mecanismo mais adequado (responsável) à discussão política e ao debate de ideias. Ainda assim, e com as limitações que se sabe, não deixa de permitir este exercício (a que me sinto obrigado) de prestação de contas.
A partir de amanhã — todos os dias.” [Carlos Barros, Facebook]

Antes de mais queremos dar uma palavra de elogio ao deputado Carlos Barros, desde logo pelo último lugar na lista, ainda que lhe permita dizer que é um lugar honroso que ele próprio pediu por uma questão de generosidade. Mas também por se dispor a dar o que pode para ajudar o seu líder que, como se sabe, está mais perdido do que a barca do arroz.

Se o deputado Carlos Barros quer ajudar o Dr. Rui Rio a ganhar, a melhora a vida democrática e a justiça ou a melhorar o nível do parlamento, então o nosso deputado tem que ir mais longe do que as suas habituais balelas pseudo-culturais. É obra da pesada e por isso lhe deixamos aqui algumas sugestões.

Sobre políticas sociais o nosso deputado tem muito a ensinar a Rui Rio e a melhor sugestão que pode dar ao líder é que ele saiba ganhar o governo tal como ele e a São souberam ganhar a CM e a AM de VRSA. Rui Rio deve ter uma espécie de manita amiga ao seu lado e andar por aí pagando as contas dos pobres, oferecendo ajuda a quem precisa sob a forma de dinheiro vivo e se alguém pede 50€ dar mostras de grande generosidade e meter 300 ou 400€ no envelope.

Deve explicar ao Rui Rio como se lida com a oposição, que o líder do PSD faça como se faz na AM, com rédea curta para a oposição e total liberdade para os seus. Que os Tos tenham liberdade total para ofender e provocar, que os Faustinos possam fazer as intervenções de bajulação que bem entender. Mas quando for a oposição a pedir a palavra permitir as provocações do Tó, quando lhe enviarem requerimentos devem ignorá-los. Há muitos truques para que a democracia seja de opereta e o deputado Carlos Barros é um dos melhores experts nacionais.

O Rui Rio podia muito bem acabar com as trapalhadas de comunicação, se o Peixoto dedicou 15 dias à São e ao Carlos Barros, pagando tudo à sua própria custa e sem receber nada em troca, o nosso deputado podia conseguir que o mesmo especialista em comunicação voltasse a trabalhar pró Bono, agora para o Rui Rio. O líder do PSD até podia fazer como a São, sentava-se no lugar da frente do carro e atrás ia o Peixoto dando os conselhos e ao lado deste até podia ir o Barros, já que apoiar um líder do PSD é areia demais para a camioneta do Tiago.
Poderia sugerir ao Rui Rio que no seu programa incluísse apoios a hotéis e salas de charutos como os que ajudou a dar ao Grand House, empreendimentos turísticos no meio de dunas como o bar dos Três Pauzinhos, grandiosos investimentos como os da muralha, renovações urbanas como a da marginal de VRSA, renovações das zonas turísticas à imagem do jardim de Monte Gordo, combate ao tabagismo como o salão de charutos do edifício da Alfândega, um apoio aos idosos como a Casa do Avô, um apoio aos que sofrem de doenças como a grandiosa unidade de cuidados intensivo-os, uma nova gestão do SNS com a sua substituição pelos hospitais cubanos ou pelos hospitais e clínicas dos manos e amigos Bacalhaus.

O nosso estimado Dr. Carlos Barros é um dos melhores especialistas em democracia e em governação, é um verdadeiro vencedor e campeão eleitoral, colaborou com a melhor gestão financeira que uma autarquia teve, sabe truques para financiar e ganhar eleições como poucos sabem.

Estamos certos de que em vez de fotografiazinhas intelectuais e poemas a dar caneladas no Coates, o nosso ilustre e deputado botico-vilarealense ensinará a Rui tudo o que sabe sobre como ganhar eleições, como gerir uma autarquia ou com administrar a democracia. Por aquilo que vimos em VRSA aconselhamos Rui Rio a levar Carlos Barros para Lisboa, com o seu apoio não só poderá evitar a derrota a anunciada como pode mesmo conseguir uma maioria absoluta.



Por fim, um elogio ao título escolhido: Prestar contas. Todos esperamos também que por aqui, em VRSA, também os que usaram o PSD local para destruir um concelho venham a prestar contas. Não concorda deputado Carlos Barros?