SERÁ A MARGINAL DE BEJA?




Depois da construção ilegal de belos quiosques que foram derrubados, depois de prometida uma marginal nova para o verão de 2017, de centenas de milhares de euros deitados à rua num processo que pode indiciar administração danosa, da destruição dos quiosques e do disfarce das sapatas em betão armado, eis que Monte Gordo parece que vai ter uma nova marginal. O problema é que aquilo parece mais a marginal de Beja com vista para as colinas alentejanas.

Uma avenida margina é por definição uma avenida junto ao mar, só que esta deixou de ser junto ao mar para estar ao lado de umas colinas que fazem lembrar o Alentejo, um bocadinho maior  e até poderiam lembrar os cerros da nossa serra. Esperemos que um dia destes possamos ver por ali um bando de grus ou mesmo de abtardas. A bela Monte Gordo de onde se via a praia e o mar foi convertida numa pequena vila do interior alentejano.

Primeiro destruíram a vista para o mar com um passadiço que apenas visou promover alguns negócios ganhos por amigos, incluindo um líder local do PSD, gastaram centenas de milhares de euros para criarem uma estrutura que permitisse aos restaurantes terem vista para o mar e aceso por passadeiras elevadas para os seus clientes. Com o passadiço que nos vai custar os olhos da cara em manutenção reservaram a vista para os restaurantes. Agora nem a tralha do passadiço se consegue ver e quem chegar à marginal de Monte Gordo arrisca-se a pensar que está em Ourique ou em Almodôvar.

Um jardim paupérrimo, sem quaisquer sombras, sem vista para nada, sem gerar um ambiente fresco, quem se sentar num daqueles bancos no mês de agosto arrisca-se a deixar a pele nos parafusos das tábuas!

Será que aquela colinas serão imitações de dunas? Talvez sejam e se assim for até se compreende, porque começa a ser óbvio que há uma mão invisível que impede a formação de dunas. Diziam que o passadiço era para proteger as dunas, mas a verdades é que estranhamente estas não se forma e de vez em quando parece que alguém andou a preparar as areias para uma sementeira.