ROTEIRO TURÍSTICO ORIGINAL



Há por esse mundo fora roteiros turísticos originais, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, temos o roteiro dos jazigos da Maçonaria, em Londres o roteiro de Jackes, o Estripador, em Amesterdão ninguém deixa de ir à rua das luzes vermelhas. Há roteiros religiosos como o caminho de Compostela ou o caminho de Fátima, os roteiros vitivinícolas, os roteiros gastronómicos e muitos outros. As ofertas turísticas são muitas mais do que as praias, temos o turismo vitivinícola, o turismo sexual, o turismo religioso, o turismo cultural, o turismo cinegético.

Por aqui e para combater a oferta sanzonal e como complemento às infraestruturas desportivas, as que ainda existem já que pelo que vemos com as piscinas a tendência é que a única modalidade a sobreviver vai ser o pau de sebo, propomos que sejam criados roteiros turísticos em VRSA. Por exemplo, poderíamos criar o roteiro da obra grandiosa deixada à nossa terra por esse trio maravilha formado pelo agora cantor das botinhas brancas, pelo Carlos Barros e pela inigualável São.

É um roteiro que levaria os turistas a conhecer todas as grande obras desde o grandioso hotel da muralha, com passagens obrigatórias por outros marcos de uma década de gestão, como o centro de cuidados continuados, uma obra que faz do sistema de saúde local algo de fazer inveja a todos os portugueses.

Mas como agora a moda são os canais televisivos dedicados ao crime e os programas de debate de casos de corrupção o roteiro mais interessante poderia ser um roteiro da investigação, onde os nossos turistas poderiam ser convidados a serem detetives ao estilo de Sherlock Holmes durante uns dias. Para além de percorrerem os casos que suscitam dúvidas poderiam acabar ao melhor estilo gastronómico, com um almoço mesmo ali ao lado do tribunal, com um peixinho fresco na tasca do Mestre Abílio, com peixe criteriosamente escolhido pelo Comendador.

Desta forma não só se promoveria a imagem turística de um concelho que se não fossem as lojas da Rua Teófilo Braga pouco mais teria para oferecer aos turistas do que as taxas da ESSE e as mini lixeiras deixadas pela Ecoambiente para perfumar o concelho.