A OPOSIÇÃO INCOMPETENTE



Numa recente reunião da Assembleia Municipal um ilustre vereador de um partido da oposição tomou a palavra sobre uma questão com alguma complexidade técnica, logo de seguida uma colega de bacada teve de pedir a palavra para o corrigir, como era de esperar recebeu o agradecimento da presidente da CM e o elogio do irmão, também deputado municipal.

Isto diz muito sobre a competência com que são preparadas as reuniões da Assembleia Municipal por um dos partidos da oposição. Nem queremos imaginar o que seria desta oposição se não fossem os independentes e um ou outro deputado municipal que sabe o que faz.

Nas reuniões das sessões da Câmara Municipal o cenário não difere muito, se do lado da CDU há uma coerência na intervenção, já quer pelo menos um dos vereadores eleitos por aquela coligação a coisa parece um carrossel, umas vezes aparecem uns vereadores e noutras parassem dois, mais uma vez se não fosse o independente as coisas eram ainda piores. Nota-se uma falta de preparação dos dossiers, disfarçada pela apresentação de pedidos de informação.

É fácil dizer que o Luís Gomes e a São ganharam usando métodos menos próprios e recorrendo a jogos sujos. Diziam-nos em tempos que usavam a pressão sobre as pessoas para não se candidatarem pela oposição, que usavam informadores, que tinham empresários a financiá-los. O problema é que bastou o medo de aparecer uma candidatura independente que lhes poderia estragar o esquema e eis que percebemos que em VRSA houve quem tenha aprendido muito bem os métodos de que acusam os outros. Há informadores por todos os lados, pressionam as pessoas, difamam os rivais, às vezes ainda antes de eles o serem, como medida preventiva.

Será mesmo que o Luís Gomes é invencível? Bem, se olharmos para algumas personalidades da oposição é fácil compreender porque razão com uma autarquia já arruinada e uma candidata fraca o PSD ganhou as autárquicas de 2017. Ganhou porque houve muita gente na oposição que preferiu ficar em casa de pantufas, tudo fazendo para que os candidatos da oposição fossem derrotados, porque dessa forma as hipóteses de eleição em 2021 seriam maiores.


A incompetência é tanta que antes de enfrentar o Luís Gomes deviam ter havido umas primárias na oposição. Mas o esquema estava montado à muito e os que em 2017 apostaram na derrota da oposição aparecem agora como salvadores.