BAGUINHO A BAGUINHO

Resultado de imagem para galinha comndo"



O esbanjamento de dinheiro no Município de Vila Real de Santo António foi tal que na terra não falte quem tenha peno Município de Vila Real de Santo António foi tal que na terra não falte quem tenha pedido a noção do dinheiro. Falam de milhões como se fossem excêntricos dos anúncios do Euromilhões. Até já há quem diga que não valer a pena discutir alguns dossiers porque quatro ou cinco milhões de euros são “pianuts”, como diria o Jorge Jesus.

Num concelho tão pequeno, com tanta pobreza, quase sem grandes empresas e onde a economia depende do turismo, de comerciantes com negócios de ocasião e de alguma evasão fiscal, há quem nos diga para esquecermos certos dossiers  mais incómodos para alguns porque é pouca coisa, apenas cinco milhões de euros!

Segundo esta lógica nada há a discutir em VRSA pois a não ser algumas obras de saneamento poucas serão as despesas de montantes acima de um milhão de euros. Aliás, algumas das situações mais duvidosas nem sequer atingiram montantes que obrigavam à divulgação na Base Gov. É o caso, por exemplo, dos honorários pagos aos artistas que participaram no filme sobre as operações às cataratas.

No caso do filme, que continuamos a aguardar que seja estreado em VRSA e até pode ser que seja apresentado por algum apoiante mais assanhado dos negócios cubanos na terra, os pagamentos foram feitos de forma facionada e à boca do cofre. Isto é, foi feito um filme sem ninguém aprovar e sem ninguém saber que estava sendo rodado.

Os negócios com um radialista local também nunca atingiram montantes significativos e ao longo doa nos totalizaram um milhão. Isto é, deram para enriquecer um dos mais firmes apoiantes do regime, mas quer cada um dos negócios, quer a sua totalidade ficou muito abaixo da tal fasquia psicológica abaixo da qual não merece a pena estarmos preocupados.

A verdade é que foi de baguinho em baguinho que se esbanjaram centenas de milhões de euros e estas falsas fasquias apenas servem para tentar abafar alguns negócios duvidosas que deram um importante contributo para  a ruína do concelho.