UM PONTAPÉ NOS NÚMEROS



Desde sempre que a numerologia esteve presente na cultura de todas as civilizações, todos temos números para todo os gostos, quantos de nós olhamos para o 13 com desconfiança, enquanto na China o medo do azar associado ao 4 é tal que os edifícios não têm o 4.º ou o 14.º andar inscrito nos elevadores. Não admira que nas religiões abundem as referências aos números e que entre estes o sete seja dos mais glorificados, para os cristãos foi ao sétimo dia que Deus descansou, enquanto os judeus celebram o sabbath, o sétimo dia em Génesis, não admirando que um dos maiores símbolos do judaísmo sejam as sete velas de sabbath.

Muito influenciada pelo cristianismo a Maçonaria cruza-se com a religião em muitos dos seus símbolos. Por, exemplo, encontramos o “olho que tudo vê” ou olho da providência, um dois mais importantes símbolos da Maçonaria, a par do compasso, nos altares de muitas das nossas igrejas. A própria figura de Deus tem o seu paralelo na Maçonaria na figura do “Grande Arquiteto do Universo (G.AD.U.). A imagem acima simboliza o poder desse Deus / Arquiteto do Universo, com um compasso a desenhar ou a criar o mundo.

Mas daí a estabelecer a ponte entre alguém grande que estará lá em cima com um candidato pequeno que está cá em baixo, estabelecendo como ponto de união o número sete, sugerindo que o dia do baile de debutantes em que uma virgem é apresentada à sociedade ocorre, por divina coincidência, no dia de nascimento de Mário Soares, é ridículo demais para ser verdade

Para quem teve como um dos melhores amigos um fundador do PS, amigo de Mário Soares, maçon da mesma loja do fundador do PS esta associação não é apenas ridícula, é uma ofensa à Maçonaria e ao próprio fundador do PS. Isto não é Maçonaria, não é laicidade, não é republicanismo, é pura estupidez. E lamenta-se que um partido, neste caso o PS, desrespeite desta forma o seu fundador e dê o seu timbre a uma peça idiota como esta.

Este comunicado remete-nos para a questão da presença da Maçonaria em VRSA que existe desde a sua fundação. Não só o Marquês de Pombal era maçon, a arquitetura é uma obra do Iluminismo, tantas vezes associado à Maçonaria e o próprio arquiteto que erigiu o obelisco, um símbolo da Maçonaria, era igualmente um maçon. Mas lamentavelmente os sinais que vão aparecendo em VRSA em nada enobrecem a Maçonaria e neste caso até ofendem a memória de um dos mais ilustres membros do Grande Oriente Lusitano e fundador do PS.

A Maçonaria é uma instituição a quem a República e a Democracia portuguesas muito devem, por onde passou muita gente nobre e corajosa cujos nomes e memória mereciam melhor tratamento e maior cuidado na seleção dos seus pares nos tempos que correm.

Quando se associa um candidato a autarca de VRSA à coragem de Mário Soares vem-nos à memória o nome do jornalista Baptista Bastos e apetece-nos perguntar ao candidato associado ao 7, onde é que estavas tu no dia 25 de Abril?

PS: E como na nossa terra parece haverem políticos que associam o seu futuro brilhante a sortes numéricas, alertamos que hoje é um dia perigoso para sairem à rua, é uma sexta-feira dia 13. Cuidado...