QUEM TEM MEDO DE UMA CANDIDATURA INDEPENDENTE?

Resultado de imagem para Constituição portuguesa de 1976


Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado;
O ribeirinho não morre,
Vai correr por outro lado.

(António Aleixo)

Anda por aí muita gente nervosa com a eventualidade do aparecimento de uma candidatura independente, pelos vistos querem que apenas se vote nos candidatos de que gostam, isto é, querem que apenas se possa votar na São, no Leal ou no Araújo. Dizem que estes sim, foram selecionados por quem tem direito a escolher candidatos e que não há nenhum movimento social que justifique um candidato independente.

O curioso é que este tipo de opiniões vem de quem não representa ninguém, que quer que o seu pequeno partido tenha um deputado municipal eleito em meia dúzia de jantares de um pequeno grupo de comensais auto promovidos a grupo de reflexão, isto é, querem que o Livre tenha um deputado municipal sem ter votos e isso sim é democracia representativa! Pelo meio aparecem supostas denúncias ao estilo de outros tempos do suposto bandido do Largo da Forca, um método político muito antigo, que ainda recentemente era usado pelos da São Cabrita.

Será que esses eleitos que se sentem acima dos vila-realenses desconhecem a Constituição da República Política, condicionando os direitos políticos dos cidadãos de Vila Real de Santo António às suas avaliações?

Há nesse pequeno grupo quem odeie o Bloco de Esquerda só porque tendo concorrido às últimas autárquicas e tendo tido votos poderá ter feito o PS perder um deputado municipal. Até foram buscar o Livre como antídoto contra o BE. Isto é, os vila-realenses são ovelhas e havendo menos redis, o redil apoiado pelo tal grupo terá mais votos. Portanto, todos os partidos e cidadãos de esquerda, em nome de valores superiores definidos pelos tais pensadores, só podem votar nos candidatos de que eles gostam, isto é, naqueles com quem combinaram receber nomeações em troca dos seus bons valores.

Isto parece uma anedota mas não é, andam a acenar com o espantalho do Luís Gomes para tentarem promover um mau candidato a presidente, porque já dividiram o poder entre eles, a mais de dois anos das eleições. Ainda não se sabe quando são as eleições e não só já têm candidatos, como estão dizendo aos vila-realenses que a bem do seu candidato abdiquem dos seus direito políticos.

Se têm um candidato tão competente e querido na terra, se o grupo de reflexão representa tantas correntes de pensamento, do que terão medo? Porque andam a convidar tanta gente, parece que só falta convidarem a estátua do Marquês, para integrarem as listas, porque andam tão nervosos com ataques descabelados?

Por que razão andarão tão borrados? Porque o representante do livre não rouba os votos do BE? Porque o amor recente do Chefe de Gabinete pelo PC não convence? Porque o tal candidato eleito pelo partido foi eleito sem que muitos militantes do mesmo partido tivessem dado por isso? Porque receiam a democracia, chegando ao ridículo de terem mantido a escolha secreta durante algum tempo?

Não conseguirão matar a democracia. Leiam António Aleixo.