UM COMUNICADO HILARIANTE




O mínimo que se pode dizer o comunicado do PS a propósito da Conferência organizada no passado sábado é que é um comunicado hilariante. Independentemente do mérito da iniciativa, cuja análise ficará para uma próxima reunião, o que se pode dizer deste comunicado é parece ser uma obra prima da comunicação, uma espécie de peça sovieto-norte coreano no melhor estilo queirosiano. Teríamos de ler prosas do século XIX, relatórios do tempo dos planos quinquenais ou os elogios da televisão norte-coreana para encontrarmos peças semelhantes.

A coisa começa em grande estilo, referindo o número sete, um número tão utilizado nas mais diversas simbologias, as sete cores da semana, os sete dias, os sete anões da Branca de Neve, os sete cavaleiros do apocalipse. Como as estrelas tinham de estar alinhadas com o acontecimento alguém se lembrou de dizer que “o número 7 é considerado o número perfeito e arrasta consigo uma carga simbólica, Mário Soares nasceu neste dia – 7 de dezembro”. Tinha de ser o lançamento tinha de ser abençoado e como se trata de gente laica e republicana, nalguns casos maçons da maçonaria irregular, como estão dispensados os santos cristão promove-se desta forma ridículo o fundador do PS a santo protetor. Mais ridículo é difícil...

Vejamos algumas das pérolas do comunicado:

“efusivamente aplaudido pelas pessoas que já transbordavam para fora do enorme salão”, “contou com um ilustre painel de oradores de assinalável craveira”; “ largas dezenas de cidadãos que se deslocaram num sábado à tarde ao Hotel Apolo, encheram o salão e participaram ativamente neste debate”; “deram provas de que acreditam no Partido Socialista e no seu candidato Álvaro Araújo como agentes da mudança”; “Estiveram representadas profissões de grande responsabilidade civil “; “a classe docente, que esteve ali representada ao mais alto nível”; “população em geral, que manifestou claros sinais de confiança nas linhas orientadoras ; “O momento culminou com a intervenção do candidato”; “Álvaro Araújo, efusivamente aplaudido pelas pessoas que já transbordavam para fora do enorme salão”; “numa tarde de verdadeira magia democrática”.


Estão dispensados os órgãos autárquicos e os labregos da terra que nada percebem de ciência, os senhores ilustres que o candidato do PS mobilizou vieram “linhas gerais para o desenvolvimento do EMPREGO em Vila Real de Santo António, constituir uma alavanca para apresentar propostas que pudessem incrementar esse emprego, promover a fixação da população jovem no Concelho, construir um olhar diferente e dinamizador para o futuro! “

MAS se gente tão genial não bastasse eis que a conferência conseguiu muito mais: “ouvir e fazer-se ouvir pelas largas dezenas de cidadãos que se deslocaram num sábado à tarde ao Hotel Apolo, encheram o salão e participaram ativamente neste debate, apresentaram ideias, partilharam publicamente as suas preocupações e, sobretudo, deram provas de que acreditam no Partido Socialista e no seu candidato Álvaro Araújo como agentes da mudança, que começou hoje a trilhar o seu percurso.”

Desde a última aparição do Kim Jong-un  que não se via nada disto, gente anónima e inculta a chorar de alegria por estarem ao lado do líder, que tiveram a suprema felicidade de lhe tocar, Mas não foi apenas povo anónimo que acorreu, estavam ali “representadas profissões de grande responsabilidade civil e que coadjuvam o desenvolvimento do emprego em qualquer região”, “os principais empresários do Concelho, das mais variadas áreas”, “, a classe docente, que esteve ali representada ao mais alto nível”. Parece que, lamentavelmente o Bispo de Faro não esteve presente, o nosso amigo de Freixo de Espada à Cinta deve ter tido outros afazeres, o que é lamentável, a sua bênção seria sempre bem-vinda e então é que o candidato já estava eleito.

E temos de estar gratos porque “Jorge Botelho, ex autarca de Tavira, fez questão de marcar presença e de se associar a este evento, proferindo algumas palavras de incentivo ao PS de VRSA”

Mas o momento mais alto do acontecimento um verdadeiro orgasmo político deu-se quando o nosso grande líder subiu ao cimo do cerro de São Miguel no seu cavalo branco e lá chegado deu-se o milagre, em poucos segundos fez-se sol. Foi inspirado nas lendas do regime norte coreano que o “Tiinho” do PS nos anunciou solenemente e curvado pelo peso da devoção que:

“O momento culminou com a intervenção do candidato do Partido Socialista de VRSA às eleições autárquicas de 2021, que apresentou as linhas que orientam um projeto que se adivinha vencedor, pelos contornos que o compõem: Álvaro Araújo, efusivamente aplaudido pelas pessoas que já transbordavam para fora do enorme salão, definiu, com a determinação que o caracteriza, os objetivos do projeto que lidera e que passam por ouvir os problemas e apresentar soluções responsáveis, criar alternativas, inovar em todos os níveis para promover esse EMPREGO de que se falava hoje.”

E como não podia deixar de ser, teremos de esquecer a fundação da vila pelo Marquês de Pombal, ignorar a nova Dubai que o Luís Gomes construiu nesta margem do Guadiana, porque:

Ficou, inequivocamente, provado que o futuro começou hoje.

Enfim, vamos esquecer os idos anos do século XVIII porque VRSA foi refundada no dia em que o nosso grande líder subiu ao cerro de São Miguel, um dia em que as lágrimas do povo anónimo encheu os barrancos e sem chover as barragens do Beliche e de Odeleite ficaram a transbordar como nunca se tinha visto.

Esta nota de imprensa que parece ter sido escrita por alguém que não sabe o que é uma nota ou uma nota de imprensa, é uma peça tão ridícula, tão hilariante na bajulação, tão de baixo nível como na forma como associa Mário Soares à iniciativa e ainda por cima usando o 7 como elemento inspirador, tudo isto é tão patético que temos de acreditar que foi algum infiltrado a coloca-la online. É difícil de acreditar que os responsáveis políticos locais e o próprio candidato tenham lido esta peça ridícula.

Só mesmo algum inimigo do putativo candidato do PS escreveria tantas baboseiras norte-coiras norte-coreanas na Europa e a caminho de meio século vinte e um.  Escreveria este comunicado. E já que o dito é tão dado ao misticismo da numerologia recordamos que no Velho Testamento o número foi mencionado por 77 vezes, muitas dessas menções relacionavam o número ao diabo, sendo considerado um número para o azar.