A SÃO NÃO TEM RESPEITO PELOS VILA-REALENSES



Os cidadãos elegem os seus vereadores, cada vereador representa não apenas os eleitores que escolheram o partido pelo qual foram eleitos, mas todos os eleitores, até mesmo os que entregaram votos nulos. E quando pedem uma informação fazem-no em nome de todos os cidadãos, até mesmo dos que elegeram a São Cabrita.

Mas a São Cabrita parece desconhecer as mais elementares regras da democracia, aliás, já vimos que desconhece tantas regras que até nos interrogamos se sabe alguma coisa além do que aprendeu na universidade a respeito de calhaus. Todos os cidadãos têm acesso a documentos administrativos e podem pedi-los nos termos da lei. Como pode uma autarca impedir os vereadores de exercerem os direitos que qualquer cidadão tem? Pura incompetência e prepotência.

Há meses que, com a infinita paciência para com a São que todos lhe reconhecemos, que o vereador Álvaro Leal insiste com pedidos de informação, repetindo-os de reunião em reunião. Vale a pena ler o que a autarca respondeu ao vereador, depois de mais uma vez pedir várias informações pela enésima vez:

“Relativamente aos assuntos colocados pelo vereado Relativamente aos assuntos colocados pelo vereado Álvaro dizer que hoje não lhe vou dizer que tenho os documentos disponíveis e que lhe vou dar a seguir, portanto, irei dar a seu tempo, alguns se calhar não vou dar. As prestações de serviços tenho-as ali, sim senhor, os relatórios e não vou dizer que vou já dar a seguir, trarei na próxima sessão de câmara. As prestações de serviços, SGU e ordenados, os outros dois pontos não … teremos de procurar onde é que está este estudo sobre o trânsito. Eu digo que tenho ali mas não lhe vou garantir qual é a data que lhe vou dar.» [São Cabrita, Sessão de Câmara de 19 de Novembro - Podcast]

Quem, lê esta resposta é levado a pensar que a presidente da CM está a gozar com o vereador Álvaro Leal. Não sabe se tem os documentos, vai dar-lhe mas não sabe quando, alguns nem vai dar, mesmo violando a lei. Tem ali as prestações de serviço, não vai dizer que as dá a seguir, vai trazê-los na próxima reunião, mas quanto a dar nada diz. Isto é, parece que traz as respostas todas as reuniões, mas tem-nas ali só para gozar com o vereador. Há um estudo sobre trânsito, mas está em parte incerta, porque a autarquia não parece ter registos, paga os estudos mas não sabe deles, nem deve ter sistema de arquivo, só aquilo que interessa à presidente aparece ou está devidamente arquivado? Afinal, diz que os tem ali, mas não pode garantir a data em que os vai dar. Pelos vistos estará â espera de uma consulta com a Astróloga Maia para saber qual o melhor alinhamento dos Astros para os dar.

Há limite para a pouca vergonha e nesta resposta a um nosso representante, a um representante dos cidadãos de VRSA a presidente da autarquia ultrapassou todos os limites, porque não é ao vereador Leal que ela está tratando sem a dignidade devida, são todos os cidadãos da nossa terra e a o concelho que parece estar a ser gozado por esta senhor.

Não está em causa se este ou aquele vereador é dos nossos, todos os vereadores estão em representação de todos os vila-realenses e tratar mal um vereador, neste caso um vereador que os trata com respeito, é tratar mal todos os cidadãos do concelho e isto é inaceitável. A presidente da autarquia não tem um mandato para nos tratar como quer e lhe apetece.

Para que não venha dizer que as suas tristes e pouco dignas declarações foram tiradas do contexto pode ouvi-las no vídeo.

Até quando VRSA vai aguentar esta pantominice?