EXCESSO DE MANUTENÇÃO


Resultado de imagem para cm vrsa piscinas

As piscinas não servem apenas para a prática desportiva ou para mero lazer, são cada vez mais as situações em que os médicos e terapeutas recomendam a natação para aliviar ou ajudar a superar numerosos problemas de saúde. Aliás, qualquer unidade de reabilitação física conta com este tipo de equipamentos, porque muitas situações clínicas aconselham a que o exercício físico, neste caso exercícios de fisioterapia, sejam realizados dentro de água.

Isto significa que as piscinas municipais não são propriamente um sucedâneo das piscinas dos hotéis ou instalações complementares dão parque desportivo. São uma infraestrutura com múltiplos fins em que a saúde é um deles. Aliás, as nossas piscinas municipais são usadas por gente com problemas de saúde, como, por exemplo, pessoas com problemas na coluna, que dessa forma aliviam as dores ou ajudam s superar processos inflamatórios, como a do nervo ciático, não raramente associado a problemas nas vértebras.

Infelizmente a nossa autarquia esquece os que usam a piscina com fins terapêuticos, negoceia a utilização das piscinas apenas a pensar nas associações desportivas, porque lhes deve o dinheiro ou teme a reação pública, pelo seu impacto eleitoral. Ainda recentemente foi notícia o possível encerramento das piscinas, mas a onda de indignação gerada pela denúncia aqui no LdF e uma enorme dívida a uma das associações desportivas que usam e gerem a piscina levou a autarca a recuar.

É evidente que depois de gasto o pouco dinheiro que se tem nos afilhados do regime promovidos a assessores na autarquia e na SGU, a CM não tem dinheiro para nada, absolutamente nada, a não ser, talvez, os muitos passe4ios turístico institucionais de um vice presidente que parece ali estar só para passear. O argumento da manutenção não passa de uma desculpa para poupar.

Quem precisa de uma piscina por questões de saúde que vá pedir a Castro Marim ou Aiamonte, trata-se de um excesso de manutenção para esconder a dura realidade que resultou dos outros 12 anos da São, do Barros, do Gomez, do Pires e do Romão.