A MESMA OBRA, DOIS AUTARCAS DIFERENTES

 

O Município de Olhão divulgou no Facebook que tinha sido utilizado pela primeira vez o novo piso sintético do Estádio José Arcanjo, um investimento da ordem dos 500 mil euros que incluiu ainda a iluminação LED do mesmo. Tudo normal, é assim que autarcas “normais” divulgam a obra.

Em Vila Real de Santo António como há falta de obra para mostrar o de Araújo apressou-se a anunciar o início das obras de substituição da pista de atletismo e da pista de lançamento de pesos, um investimento também de 500 mil euros, que ao contrário do que sucede em Tavira não se trata de um investimento municipal, sendo financiado com a taxa turística.

Mas como já toda a gente goza com o “narcisismo político” do autarca, que parece ser viciado em ver fotografias de si próprio, foi comedido na página da CM. Mas o vício das fotografias encenadas é tão grande que recorreu ao seu Facebook de recandidato para dar vazão ao seu fraquinho. E lá colocou 8 fotografias, onde aparece em seis. Desta vez o enquadramento escolhido pelo Lima foi para passar a ideia de que o de Araújo estava inspecionando a obra.

Às vezes pensamos que o Lima foi colega de escola de fotografia do fotógrafo pessoal de Jong-un, mas deixemos essa comparação para depois. Só que o Lima não se limita a fotografar, é ele que escreve os posts e aí o investimento já não era à custa da Taxa Turística, porque havia que dar destaque escrito ao presidente “Investimos 500 mil euros no nosso Complexo Desportivo. Vamos requalificar a pista de atletismo e a zona de lançamentos. Queremos estar ao mais alto nível do desporto internacional.”.

O que nem o post da CM nem o do de Araújo diz é que esta obra está muito atrasada em relação ao prometido, já que foi anunciada para setembro do ano passado. Este desmazelo teve consequências graves para a viabilidade do complexo desportivo, já que perdeu as equipas de atletismo que participarão nos jogos olímpicos de verão, que se realização em França no próximo ano. Enfim, a incompetência tem consequências.

Também não dizem que durante estes dois anos as pistas de atletismo serviram para instalar palcos e bancos de equipas de rugby que as deixaram quase totalmente destruídas.

Esqueceu-se ainda de dizer que vão requalifica a zona de lançamentos que supostamente é nova, já que ainda este ano pagaram mais de 80.000€ ao empresário Paulo Calvinho. Acontece que esse dinheiro foi para o lixo já que a nova pista de lançamento de pesos não tinha as medidas conforme os regulamentos, isto é, ou não fiscalizara a obra ou esqueceram-se de indicar as medidas.

Enfim, narcisismo político a mais e competência a menos.