O ENQUADRAMENTO PERFEITO


Como não faz nada a não ser festas e festarolas para que cantemos com ele o “Pimba Pim ba na Cama”, a versão araujiana do “Dime por que” do Luís Gomes, que a todo o custo tenta imitar, o nosso senhor presidente socorre-se das escolas e do mercado para fazer pequenos comícios onde depois o Lima se farta de tirar fotografias.

O Lima, a versão local do fotógrafo pessoal do Kim Jong-un, é especialmente cuidadoso a instruir o nosso senhor presidente a fazer as poses dignas de um grande político. Parece que também tem jeito para a fotografia de arquitetura e escolheu um belo enquadramento do mercado. 

Não poderia ter feito melhor já que dá grande destaque à metade da cobertura do mercado, de onde se esqueceram de substituir a cobertura em fibrocimento, um material cancerígeno que tem sido banido em todo o país. A São Cabrita com o pouco que o FAM lhe deixava gasta e num período em que as receitas da taxa turística eram mínimas em consequência da pandemia de Covid-19, fez alguma coisa, substituiu metade da cobertura.

A tendência para o ridículo do nosso senhor presidente foi evidente quando montou uma pequena fantochada sobre saúde, precisamente debaixo do fibrocimento, isto é, para ele saúde é respirar os resíduos de amianto.

Compreendemos as dificuldades em arranjar mais dinheiro, depois de o FAM o autorizar a esbanjar dinheiro à fartazana, gastando centenas de milhares de euros em festarolas, de investir 100 mil euros numa prova duvidosa de motas na Praia de Monte Gordo ou de ter investido outros 100 mil euros na palhaçada setecentista, compreendemos que o nosso senhor presidente não tenha dinheiro para coisa menos importantes para promover a sua imagem, com substituir a metade da cobertura do Mercado que ainda usa fibrocimento.

Enfim, o homem tem muito jeito para posar em fotografias, como aquela em que aparece em ceroulas na Manta Rota ou que se nos exibia a ser maquilhado de Marquês de Pombal. O problema é que tem jeito a mais para ser modelos e competência a menos para ser presidente de uma CM, a não ser para presidente da CM da Ilha do Pessegueiro ou das Berlengas.