CRIME AMBIENTAL E CONTRA A SAÚDE PÚBLICA


A imagem mostra uma situação que já é quase impossível encontrar no país e muito menos em resultado da ação irresponsável, negligente e criminosa de uma autarquia, neste caso da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António,

Ao presidente da CM da nossa terra não bastam todos os abusos, ilegalidades e incompetências, também não tem quaisquer escrúpulos em promover um crime ambiental e pôr em causa a saúde dos que vivem no concelho.

Não lhe basta instalar uma lixeira ilegal no concelho, onde não se cumprem quaisquer regras e, como se não bastasse, coloca a lixeira a poucos metros de um aldeamento turístico, revelando um total desprezo pela saúde de quem aí vive, bem como pela atividade turística, base do sustento de uma boa parte da população do concelho.

Na imagem podemos ver o despejo de fibrocimento, produzido com amianto, matéria que alei determina regras muito rigorosas quem quanto ao manuseamento como ao transporte e destruição. É mais do que provável que os trabalhadores da CM tenham manuseado este material sem cuidados de proteção, como as imagens provam que nem o transporte, nem a destruição obedecem à lei.

É isto que sucede quando elegemos um político incompetente, irresponsável e que está usando a nossa terra para enriquecer amigos e para servir de trampolim para as suas ambições.

Temos de correr com ele daqui para fora.