Pela sua importância partilhamos parte da comunicação do Presidente da República a propósito da celebração do Dia Internacional de Luta contra a corrupção:
« O Presidente da República, ao assinalar o Dia Internacional contra a Corrupção, reafirma a necessidade de um maior esforço nacional, cidadãos, empresas, comunicação social e instituições, em defesa da transparência e da integridade, valores de uma cultura partilhada no combate à corrupção.
É nessa partilha que se constrói o futuro, lutando por uma sociedade mais justa e por uma sã convivência entre eleitos e eleitores, prevenindo e combatendo os desvios na defesa do bem comum.
Importa, para que esse combate seja cada vez mais eficaz, um sobressalto de cidadania, uma reafirmação da urgência de uma luta mais eficaz e efetiva contra a corrupção.»
A corrupção não traz progresso, antes pelo contrário condena-nos ao atraso. Não há corruptos bondosos, a corrupção, a opacidade e a falta de integridade serve apenas as ambições dos que a pratica.
Mas é preciso entender a corrupção apena apenas na abordagem estrita do Código Penal, esta tem por base a corrupção dos valores, a falta de ética. Para combater a corrupção devemos combater a falta de valores, a corrupção dos valores democráticos, denunciando os políticos oportunistas e não hesitando em denunciar junto das entidades competentes as situações em que há violações da legalidade e indícios de corrupção ou de outros crimes económicos.