A TERRA ONDE NADA SE SABE



O que andaram a fazer em Vila Real de Santo António os rapazes da “Tempestades Cerebrais”, depois da Twin Pixel? Sabe-se que receberam umas adjudicações, sem qualquer concurso como é usual na terra, apareceram uns vídeos nos sites da autarquia, mas não se percebe bem quem os fez, apenas se sabe que os mesmos apareceram durante a campanha eleitoral da autárquicas.

Porque motivo as obras da marginal de Monte Gordo estão paradas há meses? As razões para que uma obra que devia ter sido concluída antes do verão de 2018 estão paradas deviam ser do conhecimento dos munícipes e, em particular, dos que vivem, trabalham ou investem no setor do turismo em Monte Gordo, mas ninguém sabe as razões. Muitos meses depois a autarca levantou o véu dizendo que esperava uma resposta da APA, mas não esclareceu o que estava em causa.

Porque motivo se gastou tanto dinheiro com o passadiço desnecessário de Monte Gordo e nada se fez na praia da sede do concelho, anos depois de a concessão dos apoios de praia terem sido levados a concurso ainda não se sabe quem os vai construir? Nada se sabe, dizem que são os concessionários a pagar as obras, mas não se sabe como e a que título as infraestruturas públicas terão de ser pagas pelos concessionários porque esse pagamento não estava contemplado no caderno de encargos.

Quanto é que a autarquia investiu no Hotel Guadiana? Numa recente sessão da CM a autarca discordou de números, deus os seus números à pressa e até concluiu que o município teria lucro se vendesse o edifício. Mas qual é a situação jurídica do imóvel, quanto é que se gastou no D. Jota, quanto é que gastou na Alfândega e que fundos nacionais ou comunitários foram utilizados. Será que estes edifícios podem ser entregues a terceiros? 

Quanto é que a empresa de estacionamento já pagou à autarquia depois de anos a cobrar taxas e multas? Nada se sabe, só há poucos dias a autarca informou numa reunião da Câmara que a empresa estava a pagar, mas nada disse em relação ao montante, não se sabendo quanto é que a autarquia recebeu a troco de haver uma empresa a cobrar  estacionamento aos vila-realenses.

As dúvidas são muitas e a resposta é sempre a mesma, nada se sabe. Nada se diz, nada se esclarece, não se reponde às perguntas da oposição. Parece que a CM é uma mercearia familiar e das suas contas só os donos sabem.