VAMOS TODOS RECEBER O LUÍS EM ÊXTASE E APOTEOSE




Luís Gomes não é um cantor qualquer, a ele devemos quase tudo, graças a ele temos a mais bela zona ribeirinha, desde o Lazareto onde os mais pobres da terra vivem hoje num condomínio fechado até à muralha, onde se ergue um hotel de tal beleza que já há excursões de Madrid a Ayamonte para ver o edifício que rivaliza com o que de mais monumental há no Dubai. É ele o mais espectacular dos que de espectacular há na nossa terra espectacular, uma terra onde graças à limpeza privatizada até as ratazanas e baratas são espectaculares.

É tão espectacular que cada vez que canta ocorre o fenómeno mais raro do país, o sol põe-se do lado nascente para que os mais madrugadores o possam fotografar às 5 de manhã, enquanto o sol desce sobre a Isla Cristina e ainda as padarias não abriram e já as imagens estão no Facebook.  O milagre já é tão divulgado que há quem sugira que temos na terra uma espécie de Santinha da Ladeira, com um ar angelical, uma divindade merecedora de substituir a NS da Conceição no seu estatuto de padroeira da terra. Nem a Santa fez tanto pela nossa terra.

Na próxima sexta-feira esta terra mal agradecida, onde alguns ingratos que se esqueceram dos que os ajudaram a ter ares de importantes até ousam falar de herança envenenada, vai prestar-lhe a merecida homenagem junto à sede da rádio do Mentes, que nesse dia vai alterar a frequência para que desde Barcelona a Casablanca todos possam ouvir a bela voz do ex-autarca a que todos estamos eternamente agradecidos pelo que fez pela espectacularidade da nossa terra. A ele devemos tudo, por causa dele desde há anos que todas as crianças da terra se chama Luís ou Luísa. Vamos todos para a rádio Mentes ouvir, aplaudir, chorar, implorar, desmaiar, para que o Luís nos ofereça um CD do novo milionário, com um vídeo onde se possa ver o cavalo a cagar durante a rodagem do videoclip e com um autógrafo que vale mais do que as adjudicações diretas ao Morais Sarmento.

Esperemos que a AQUAPOR colabore e lance dois jatos de água sobre o seu carro quando ele entrar na Av. da República, a lembrar a chegada dos campeões europeus ao Aeroporto Humberto Delgado. À sua espera estarão todos os vila-realenses, desde o mais humilde ao Grão-Mestre do Atum enlatado, desde o mais rico comerciante do centro comercial do Apeadeiro ao mais bem sucedido empresário do fast food, desde a presidente da Mão Amiga à (por enquanto é) São Cabrita.

Os vila-realenses não vão esquecer quem inundou VRSA com tantos milhões, a quem devemos a Casa do Avô, a mais moderna unidade de cuidados continuados do Algarve, o belo hotel da Muralha, a Av. da República que tornou o Dubai num bairro da lata. Vamos todos pedir-lhe um autógrafo nas contas da água da AQUAPOR, nas multas da ESSE, nos cartões dos cabazes do último Natal e em tudo o que nos recorde o mais belo autarca que o país alguma vez teve. Os mais devotos levarão mesmo uma das habituais túnicas da Agora é São com o autógrafo do seu pai político.

À entrada da rádio Mentes vamos ter a confraria, os confrades estenderão as sua capas enquanto o Grão Mestre declama os seus mais belos poemas, em especial os que tem vindo a publicar nas páginas do Facebook, enquanto os confrades os cantam em gregoriano, como se estivessem dando graças a Deus pelo regresso do seu "confrade honorário", devidamente entronizado pelo seu homónimo. O confrade Mor só não se apresentará com os trajes da confraria por causa do compromisso comercial com os CTT.

Contamos também com a adesão das crianças das nossas escolas, e até já consta que as crianças de Castro Marim se dirigiram à nossa CM para pedir autocarros, já que o autarca vizinho se recusou a transportá-las, por considerar que isto era mais uma visita religiosa do que de estudo.

Nesse dia será lançado um selo dedicado ao cantor que nos fez esquecer gente como o Zé Cabra, o Quinzinho de Portugal, o Quim Barreiros, o Marco Paulo ou até mesmo a célebre Dona Rosa. O selo apresentará a sua mais bela foto, que em tempos já foi copiada pelo socialite Castelo Branco, onde se apresenta como o feroz leopardo que conhecemos, com o peito devidamente escanhoado para servir de cama ao omnipresente crucifixo. O lançamento será feito na CM, contando-se que seja a São Cabrita a carimbar os selos com o carimbo do dia da emissão.

Mas a festa não se fica por aqui, sabemos que o cantor vai estrear a suite de 1200 € do Grand House, só ainda não se sabe se só ou acompanhado, isso depois de uma charutada e de um copo de Vinho do Porto no Café da Casa da Alfândega.