VÃO PEDIR A CASTRO MARIM!




Na última sessão do executivo camarário a vereadora da CDU questiona a pesidente da autarquia (Podcast):

Fomos informados por um encarregado de educação que pediram uma autocarro para uma visita de estudo, de uma turma de uma escola secundária e que na câmara recusaram o terem recusado, o que eu vou dizer é pela boca de um encarregado de educação, a resposta que deram foi peçam a Castro Marim! 

Resposta da presidente da autarquia:

“Quanto ao autocarro há uma questão aqui que está mal esclarecida que tema ver com essencialmente foi um autocarro que passou, que foi pedido9 única e exclusivamente a Castro Marim para irem a uma visita de estudo aos Açores, o autocarro era para transportar os alunos daqui até Faro, eram aluno como diz, salvo erro eram da escola de Monte Gordo, não é ? pronto... como sabemos que a câmara de Castro Marim neste momento tem uma comissão administrativa é que vieram ter connosco após não ter havido a cedência do autocarro em Castro Marim é que vieram ter connosco para fazer esse pedido, dizer que neste momento vereadora só temos só transportamos e isso ficou aqui bem definido, só transportamos os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, onde nunca deixa de haver autocarros para tal, abrir para uma turma depois do primeiro ciclo, depois do quarto ano já é, implica que a gente abrisse para todos estas viagens, portanto, assim, sendo assim, se é uma visita de estudo que está a decorrer, penso eu, visita de estudo deve ser barra finalistas, pronto, e assim sendo nós não abrimos este precedente porque temos de abrir para o resto das turmas”  (*)

Isto é, a crer no encarregado citado pela vereador na autarquia já dizem aos munícipes p+ara irem pedir ajuda aos concelhos vizinhos, concelhos que historicamente sempre foram mais pobres do que o de Vila Real de Santo António. Começa a ser claro que a ADRIP devia pedir ajuda financeira a Tavira para organizar as Noites Encantadas, os estudantes de Monte Gordo terão de ir a Castro Marim e os da sede do concelho bem podem ir pedinchar a Ayamonte, aliás, com o belo argumento da Eurocidade a última procissão do atum já se realizou do outro lado do Guadiana.

Pela forma como a autarca fala até parece normal que os estudantes das escolas do concelho se dirijam à CM de Castro Marim. Pior ainda, a autarca explica que os estudantes só se dirigiram à CM de Vila Real de Santo António porque a situação de crise política no concelho vizinho levou a que a autarquia tenha recusado o pedido. Pela forma como fala do tema parece que para a nossa autarca iestamos perante uma situação normal.

Enfim, Os estudantes de Monte Gordo pedem ajuda a Castro Marim, a Altice investe num centro tecnológico em Olhão, o turismo de luxo procura Tavira e outros concelhos, os jovens vão para Faro ou Lisboa. Isto é, em VRSA ficam os Cabritas, o Grand House e a associação gastronómica... ~E o estado em que a equipa maravilha a que a São Cabrita pertence há 13 anos e que dirige desde há mais de um deixaram o nosso concelho.

(*)Antes de mais, pedimos desculpas pelas deficiência na comunicação oral da presidente da autarquia, que quase justificam a presença de tradutores e intérpretes de português nas reuniões do executivo camarário. Esperemos que o avençado especialista em comunicação se dedique a melhorar a gramática da comunicação verbal da autarca.