E O VENTO LEVOU



Tal como no filme foi toda uma época que o vento levou, uma época de bazófia, de dias a amanhecer com sol radioso, de uma população feliz porque tinha o melhor concelho em tudo. A autarquia criava emprego, mandava inaugurar hotéis, renovava a frente ribeirinha, mandava erguer um hotel de luxo na Muralha, promovia o empreendedorismo, acolhia os velhotes e até o presidente da autarquia ia cantar para eles. Mas o vento tudo levou.

O vento levou a casa do avô na sede do concelho e os seus funcionários para o desemprego, agora a autarquia leva os idosos para Monte Gordo, de onde regressam ao fim do dia.

O vento levou o dinheiro que dantes dava para todos viajarem, desde os estudantes em visitas de estudo até aos fãns dos reality shows que iam para o lado de fora da casa dos segredos apoiar o seu  ao que era o vila-realense mais ilustre.

O vento levou a grandiosa unidade de cuidados continuados que ia fechar o ciclo de investimentos numa espécie de sistema autárquico de saúde, porque o SNS não servia aos vila-realenses. Aliás, este vento mágico que levou tantas obras que nunca existiram também levou a maravilhosa frente ribeirinha, o hotel da Muralha, o cluster do mar e muitos outros sonhos do Luís Gomes e da São Cabrita. Maldito vento que com uma rajada transformou tão lindos sonhos naquele que é hoje o pesadelo da São.

O ventou levou as águas para uma empresa de amigos do Passos Coelho, levou as ruas do concelho para uma empresa de estacionamento que cobra taxas e multas e não dá nada em troca.

O vento levou o jardim que tantas vezes foi fotografado para postais turísticos e no seu lugar deixou um estaleiros e algumas construções de mau gosto.

Mas o vento não levou apenas a imensa obra imaginárias destes marqueses de Pombal da treta, levou também outras coisas igualmente imateriais, levou por exemplo a lealdade de quem há pouco tempo dizia que tinha orgulho em ter feito parte da equipa de Luís Gomes e  agora não se cansa de dizer que era apenas uma modesta vereadora.


Todavia, o vento ainda não levou tudo e falta uma forte rabanada para levar os Cabritas, o Luís Romão, a Carla, o Carlos Barros e o Matacão. Falta levar de uma vez a incompetência, a falta de transparência, os avençados e todos os oportunistas que prejudicaram o concelho.