DIZ-ME O QUE ESCOLHES, DIRE-TE-EI QUEM ÉS



Gerir é fazer opções para dar o melhor destino a recursos que são escassos, é isso que todos os governantes e autarcas fazem, a não ser que sejam irresponsáveis e decidam esbanjar sem limites e com recurso ao crédito, enganando e mentindo aos seus concidadãos até ao momento em que não sejam capazes de esconder por mais tempo a bancarrota.

Ao terem de fazer opções os que governam acabam por fazer uma radiografia ao que são, ao que pensam e à forma como consideram ou desconsideram o bem-estar dos seus concidadãos. Não é fácil ter de optar, por exemplo, entre apostar na saúde ou no desporto, investir no emprego ou na cultura.  A resposta está nas apostas que são feitas, esperando-se que os que no curto prazo discordam venham a mudar de ideias a médio ou longo prazo.

Mas estas são opções que respeitam o interesse coletivo, que são feitas com desprendimento por parte dos governantes que pensam no bem coletivo. Mas a democracia pode ser pervertida, há os que preferem manipular a opinião, “comprar” votos, favorecer clientelas eleitoralmente fieis. Neste caso as opções deixam de ser adotadas a pensar ño bem comum, mas sim a serem avaliadas em função dos interesses políticos dos governantes.

Quando a nossa autarca teve de escolher entre contratar o Tiago ou manter vivas as “Noites Encantadas” de Cacela Velha qual foi a sua opção?

Manter vivas as “Noites Encantadas” significava salvar um projeto cultural de grande qualidade, um das melhores, senão mesmo a melhor iniciativa cultural do concelho. Uma iniciativa que elevava o padrão de qualidade da oferta turística, com baixo custo por ser em grande parte alimentada por cidadãos, que tinha tradição e com bons resultados.

Contratar o Tiago era igualmente importante par a autarca, era ele que lhe preparava as entrevistas, que fazia as perguntas e que à medida que a autarca ia falando na Rádio Guadiana lhe ia dando sinais de aprovação ou deixas para não se engasgar. Aparentemente uma boa parte da imagem da São tem o Tiago por trás, aparentemente é o Tiago que alimenta os sites da autarquia de propaganda, fazendo passar a ideia falsa de um município de progresso e cheio de iniciativas.

Entre o progresso do concelho e a gestão da sua imagem e a propaganda da sua equipa qual foi a escolha da autarca? Obviamente escolheu o Tiago, optou por se preocupar com a sua imagem.