A CÂMARA DOS SEGREDOS



É uma tática habitual dos senhores da bola e frequentemente usada, por exemplo, por Pinto da Costa, sempre que o clube enfrenta dificuldades decreta um blackout. A estratégia faz algum sentido, o povo diz de algumas pessoas que quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira, fechando-a os mais desastrados evitam desgraças maiores.

Consta que numa recente reunião da Assembleia Municipal um conhecido e volumoso deputado da maioria terá sugerido à presidente da autarquia que se calasse. Como terá sido dito em off vamos crer que tal não sucedeu e é apenas mais uma maledicência de que a autarca se diz vítima. Mas pela forma como a autarca tem atuado nas últimas reuniões do executivo camarário ficamos com a sensação de que está em blackout.

Achamos que faz muito bem, aliás, os processos em debate são tão perigosos que a autarca não só deveria falar como só o deveria fazer acompanhada por um advogado. Estamos certos de que se tivesse um advogado ao lado não teria dito na última reunião do executivo camarário a propósito do desastre na marginal de Monte Gordo que “a culpa é toda nossa!”. Estando muita coisa em jogo, não era preciso pagar uma fortuna ao Morais Sarmento para a ajudar, qualquer estagiário lhe explicaria que esse assumir de culpas poder-lhe-á sair muito caro num futuro próximo.

MAS os exemplos são muitos, basta recordar o que disse a propósito do FAM e como se referiu a “estes senhores do FAM”, o que a obrigou a fazer publicar um comunicado inédito na vida autárquica portuguesa pedindo desculpa ao FAM e ao governo. Outro exemplo de declarações que qualquer estagiário de advocacia lhe teria tapado a boca foram as que fez a propósito do edifício da Alfândega ou sobre o tal protocolo com a APA para cobrar as infraestuturas aos concessionários da Praia dos Três Pauzinhos.

Agora a autarca quase não fala nas reuniões do executivo camarário, não responde a perguntas e em sua substituição exige requerimentos aos quais não responde. Esta é uma “Câmara dos Segredos”, nada se sabe, os relatórios encomendados ao exterior são escondidos, as obras são feitas sem ninguém ter o direito de ver o projeto, as auditorias são escondidas até ao limite do possível e até o FAM se queixou em 2018 de os dados relativos a 2017 que pediu à autarquia só lhes foram entregues em maio de 2018!

É uma pena que o avençado Tiago não se dedique a criar uma espécie de TV São, assim poderia disputar as audiências dos reality shows da TVI, enquanto esta estação de televisão explora a Casa dos Segredos a TV São poderia lançar um novo reality show, "A Câmara dos segredos", tantos são os segredos escondidos dentro da autarquia. Os segredos são tantos que até duvidamos que os vereadores com pelouro saibam o que se passa no gabinete ao lado.

Apostamos que a vencedora do Reality Show “A Câmara dos Segredos” seria a São Cabrita, até arriscamos a imaginar que no final seria recebida no Salão Nobre para que o concelho a homenageasse em sinal de gratidão pela boa imagem que deu na terra!