UMA VERGONHA PARA A VIDA POLÍTICA DO CONCELHO



Se tivéssemos de escolher o político local com menos educação e com valores democráticos mais questionáveis esse político teria de ser o volumoso mano da presidente da autarquia. Este senhor trata quem bem entende por “filho da puta”, aliás, é este o sue tipo de ofensa mais preferido, ofende quem quer e lhe apetece.

Sente-se no direito de ofender quem bem entende, sem quais valores éticos e recorrendo a tudo para insinuar, difamar, ofender, humilhar. Veja por exemplo, o seu último comentário:

“E o que dizer dos meninos jovens de boas famílias e ricos papás que reclamam por poder nesta VRSA...
Gente competente ao que parece
Mas a mim não me convence
Nem acabam os cursos
Os "pedaço de ursos"."

Em poucas linhas sente-se a inveja, a ofensa, a raiva o ódio e, como é frequente, o0recurso ao golpe sujo, como se por ser mano da autarca tivesse o direito de policiar as pessoas. A lata desta tarefa de “polícia” chega ao ponto de tentar telefonar via Facebook a pessoas que não conhece de lado nenhum, ou a enviar mensagens com admoestações, só porque alguém decide fazer uso da sua liberdade de expressão.  Aliás, não hesita em apodar de “facho” quem nos visita só porque se queixam das malfeitorias que a mana tem feito em Monte Gordo:

"Nota: no que toca a MG, acho muita graça a uns quantos "fachos" que só vêm cá no Verão, usando as redes sociais e armados ao "pingarelho"."



Esta triste figura, que se faz fotografar a empanturrar ou a beber com a cara que se vê na foto, não hesita e lançar insinuações só porque alguém bebe um como de vinho ou uma imperial numa esplanada:

"É só pa dizê à maltinha do largo que este fim de semana na óve ná da confraria nem uma latinha.
Pode ce que me keram convidá pa um cope...
Éu promete que na lhas xamo fdp."

Outro exemplo:

"Três...
Desde algum tempo a esta parte, anda por VRSA, um trio muito engraçado de alegres "jubilados", tal qual "Cócó, Ralheta e Facada", ou melhor ainda tal qual os "Três Macacos" (não vi, não ouvi, não falei).
(...)
Têm um gosto especial, pelas sessões publicas da Câmara Municipal de VRSA e após as mesmas "botam" para fora redacções resumidas com o resumo do que se passou. Convenhamos que para a 3ª idade não está nada mal, até porque se trata de um bom exercício de memória e contribui para a melhoria da escrita "deles", pese embora essa melhoria não seja assim tão notória, pois num dos casos os erros são primários."

É desta forma indigna que um deputado municipal se refere a três cidadãos que fazem uso do direito cívico de presenciar as reuniões da Assembleia Municipal e de as comentarem no uso da sua liberdade de expressa. Mas pior do que isso, toda a gente sabe que este senhor é uma espécie de aposentado de longa duração, que sabe lá Deus porque motivo se reformou ainda jovem, mas isso não o impede de ofender pensionistas que tiveram uma carreira longa e recebem pensões que são financiadas com os seus descontos, algo que muito provavelmente não sucede com o pensionista precoce, grisalho e deputado municipal. Aliás, um dos ofendidos respondeu-lhe que quando encomendava vinhos caros não mandava apontar na conta e até hoje não lhe ouvimos uma reposta.

Começa a ser tempo de os responsáveis  locais do PSD virem a público dizer se se revêm nas declarações políticas do seu deputado municipal, declarações políticas pois este chorrilho de ofensas são feitas no quadro do debate político.



Seria também interessante perguntar aos membros da Confraria do Atum se acham que esta é a forma de um líder de uma associação se comportar em público e se são estes os valores defendidos pela sua associação gastronómica. É pena que uma associação criada para representar uma das faceta do concelho no plano gastronómico tenha vindo ser transformada por aquele que chegou a seu líder com o empurrão do Luís Gomes numa espécie de guarda pretoriana da pior equipa autárquica de que há memória em VRSA. Será que personalidades com responsabilidades locais em instituições do Estado, com percursos profissionais exemplares e com responsabilidades empresariais se identificam com estes valores, alias, valores que usa mesmo quando se investe nas funções e em defesa da confraria?

Nem durante os muitos anos de ditadura, nem naqueles que já vivemos em democracia, alguma vez assistimos em VRSA a um espetáculo mais triste e protagonizado por uma personagem política de tão má qualidade.