ESTÁ NA HORA DA ORQUESTRA TOCAR



Alguém comentou no Facebook que VRSA parece ser o Titanic mas está a afundar-se mais depressa. Não podemos dizer que a comparação é feliz porque nem o contexto do paquete, nem o do nosso município permite a utilização da palavra feliz. Mas é uma comparação acertada, ainda que não concordemos com a conclusão, infelizmente o exercício do poder e a forma como todas as instituições olham para o lado vão permitir que esta agonia dure até às próximas eleições autárquicas.

Mas é cada vez mais óbvio que o navio da desastrada São Cabrita está ferido de morte depois de ter colidido violentamente no iceberg da dívida que ela, o Luís e o Barros criaram. Durante o ano passado a autarca ainda tentou passar a ideia de que tudo estaria bem, que o barco só tinha sofrido uns arranhões na pintura do casco. Mas já é impossível esconder que o navio mete água por todos os lados.

As desgraças sucedem-se umas atrás das outras, até se fica com a impressão de que cada desgraça é maior do que a anterior, hoje ficamos indignados porque a Casa do Avô fechou, a seguir esquecemos a Casa do Avô quando sabemos que a praia dos Três Pauzinho foi esquecida, logo de seguida esquecemos a praia e damos atenção à desgraça de Monte Gordo, depois somos apanhados de surpresa com o encerramento das piscinas. 

A autarquia de VRSA é mesmo um TITANIC cuja casa das máquinas já está inundada, com os passageiros em debandada. Mas há diferenças bem grandes, os aptidões da comandante nem para comandar um bote servem, os seus imediatos andam desorientados e cada um tenta salvar-se como pode, os oficiais em vez de se preocuparem com os passageiros, que neste caso são os cidadãos de VRSA, tentam salvar-se a eles próprios.

Está na hora de pôr a orquestra a tocar, porque daqui até às eleições vamos ver as cenas dramáticas de um município a afundar-se, incapaz de assegurar a sua sustentabilidade financeira e com os comandantes e oficiais a serem os primeiros a servirem-se dos salva-vidas. É um filme miserável aquele a que estamos e iremos continuar a assistir, um filme cada vez mais dramático, porque a falta de dinheiro inunda cada vez mais a CM, como a água salgada invadia o Titanic.

Que se ouça a orquestra como fundo de toda esta miséria dramática que o triste espetáculo da São Cabrita nos está a proporcionar.