PRAIA DO CARAMELO, DO SONHO AO PESADELO



Foi apresentado num post atribulado no seu Facebook pelo vice da São Cabrita, o silencioso e quase invisível Luís Romão. Voltou a estar na berlinda quando um advogado local veio a público desferir um violento ataque a um partido da oposição, assumindo-se como os eu dono. Hoje é a imagem do estilo de gestão da atual presidente da autarquia.

Quando questionada sobre quem pagaria as infraestruturas a autarca assegurou que seriam os concessionários, mas confrontada com o anúncio do concurso público para o lançamento da obra manifestou-se muito indignada com a sugestão feita por um partido da oposição de que teria faltado à verdade. Como prova de que não mentia e que apesar do lançamento da obra seriam os concessionários a pagar as infraestruturas adiantou que estava a negociar um protocolo com a APA para que fosse viabilizada a cobrança das infraestruturas ao fazer a o longo da concessão. Depois surgiu uma nova tese, agora seriam os concessionários a obra.



Passados meses não existe qualquer infraestruturas e o investimento de qualidade ali realizado continua como se fosse um monumento à incompetência. O Luís Romão deixou de falar em sonho, o tal dono da empresa ainda não o é, a autarca nunca mais apresentou o tal protocolo que seria a prova de que falava verdade e ao contrário do que depois disse os concessionários nada construirão. Uma vergonha!

A verdade é que os empresários de Monte Gordo receberam um passadiço pago pela autarquia e devidamente infraestruturado, até a família de um conhecido ex-dirigente do PSD local e que na ocasião era administrador-delegado da SGU teve direito a um restaurante  numa central e privilegiada daquela infraestrutura. Não se entende como se gastou muito num passadiço de necessidade questionável, onde tudo foi baralhado e surgiram  novos donos de restaurantes e na Praia dos Três Pauzinhos nada foi feito.



Isto é numa vila com milhares de camas e todas as infraestruturas os empresários receberam tudo. Na Praia dos Três Pauzinhos, servida por uma estrada estreita e poeirenta, com acessos difíceis, longe das infraestruturas hoteleiras a autarquia não só não construiu rigorosamente nada, como tem andado de mentira em mentira até estarmos quase no Verão e o investimento ali realizado estar sem poder ser rentabilizado. Onde é que está o sonho do Luís Romão? Onde estão as infraestruturas que seriam pagas pelos concessionários? Onde está o tal protocolo que provava a honestidade intelectual da autarca?

É uma vergonha, deram um bar novinho em folha a um empresário desconhecido que foram buscar não se sabem bem nem onde, nem como, como era pouco deram-lhe o edifício da alfândega mais o Hotel Guadiana, gastaram fortunas com o Morais Sarmento, encheram o Mendes de adjudicações, gastaram meio milhão de euros para destruir o jardim de Monte Gordo e ali construir uns mamarrachos que vão ter de demolir. Mas para a Praia dos Três Pauzinhos não tiveram um tostão.



O que é feito da prosápia da aposta do dinamismo empresarial com que costumam responder à oposição? Onde param os grandiosos projetos para a praia da sede do concelho? Onde está o protocolo com a APA?

Em Monte Gordo gastaram 500€ para jogar à rua e deixar o jardim numa vergonha, em VRSA um empresário desconhecido e sem capital recebeu três edifícios recuperados pela autarquia com dinheiros públicos, em Monte Gordo e na Manta Rota pagaram as infraestruturas para depois os empresários, alguns deles amigos ou mesmo responsáveis do poder, têm os seus restaurantes.



Na praia da sede do concelho um empresário local apostou na construção de um restaurante modelo, confiou na autarquia, não pediu dinheiro ao poder para que lhes construíssem o bar, até se ofereceu para pagar as infraestruturas. Mas não teve direito a nada. Entretanto, quando é questionada sobre esta situação incomoda a autarca respondendo dizendo para que metam requerimentos....



PS: Não entendemos porque motivo Luís Romão, o vice-presidente da autarquia ficou tão empolgado quando o bar estava em construção, quase assumindo que aquele era um sonho seu e agora que as coisas correm mal, precisamente em consequência da incompetência dos responsáveis autárquicos, este senhor fica em silêncio. Enfim, é caso para dizer "que grande caramelo que nos saiu este Romão"!